Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 16 de Fevereiro de 2013 às 18:44

    Imprimir


Os anos de faculdade trouxeram mais do que apenas o diploma para o engenheiro civil Paulo Víctor Medeiros da Fonseca, de Natal (RN).

Paulo perdeu 31 kg com reeducação alimentar e atividade física (Foto: Arquivo pessoal)


Paulo perdeu 31 kg em menos de um ano; fotos
mostram antes e depois
(Foto: Arquivo pessoal)

Aos 23 anos, depois de quatro anos de maus hábitos alimentares e sedentarismo, ele chegou aos 123 kg. “Só estudava e comia”, lembra o jovem.

Em maio de 2012, Paulo decidiu dar o primeiro passo para reverter o quadro de excesso de peso. Com a ajuda da reeducação alimentar e da prática regular de exercícios físicos, ele conseguiu chegar aos 92 kg. Quase um ano depois, após eliminar 31 kg, ele avalia as mudanças e diz que ficou mais confiante e seguro. “Sempre fui feliz, mas agora sou muito mais”, afirma.

O engenheiro lembra que não foi apenas um fator que o fez perceber que precisava mudar o estilo de vida, mas vários. “Era difícil encontrar roupa, eu não respirava bem e roncava muito”, conta. Depois de diversas tentativas mal sucedidas de perder peso, ele colocou na cabeça que daquela vez seria diferente e decidiu que começaria a mudança pela alimentação.

Para ele, a adaptação ao novo estilo de vida foi difícil no começo, mas ele acabou se acostumando com os novos hábitos (Foto: Arquivo pessoal)
Para ele, a adaptação ao novo estilo de vida foi difícil no começo, mas ele acabou se acostumando com os novos hábitos (Foto: Arquivo pessoal)

 

“Sempre comi mal, em horários totalmente errados”, lembra. O jovem não gostava de salada, mas passou a primeira semana tentando experimentar diversos alimentos. “Eu empurrava a salada para dentro no começo, mas acabei acostumando e hoje eu gosto”, diz.

Para Paulo, do mesmo jeito que a pessoa aprende a comer mal, ela também consegue aprender a comer bem, basta ter força de vontade. “É questão de hábito. Passei muito tempo da minha vida comendo mal e demorei um pouco para me acostumar, mas consegui”, avalia.

O engenheiro começou a fazer várias refeições ao longo do dia para manter o metabolismo ativo e trocou o refrigerante pela água. Para ele, as duas primeiras semanas foram muito difíceis. “Eu queria perder 100 kg em dois meses, se pudesse, mas isso seria impossível. Eu sabia que emagrecer rápido traria danos à saúde e não funcionaria”, avalia.

Com a nova rotina alimentar, Paulo resolveu procurar uma atividade física que lhe desse prazer, algo que não o faria desistir tão rápido. “Comecei pelos esportes. Fazia futsal, handebol, tênis e natação todos os dias, inclusive finais de semana e feriados”, lembra.

Eu queria perder 100 kg em dois meses, se pudesse, mas isso seria impossível. Eu sabia que emagrecer rápido traria danos à saúde e não funcionaria"
Paulo Víctor Medeiros da Fonseca

Após perder 22 kg, ele procurou a academia. “Não gostava muito de musculação na época, mas tentei e acabei gostando. Fazer exercício cansa, mas a sensação de bem-estar é muito grande”, diz.

A corrida, no entanto, foi um esporte que Paulo experimentou, mas não gostou. Mesmo assim, ele participa de corridas em Natal, mas mais pela realização pessoal.

Com 31 kg a menos, ele ressalta que agora seu foco é a saúde e que perder mais peso seria apenas uma consequência. “A minha pressão, que era alta, se normalizou. Hoje não tenho mais dificuldade para respirar e não ronco mais”, diz.

Ele conta ainda que passou a ter mais disposição para as atividades rotineiras e que aprendeu a se relacionar melhor com as pessoas. “Nunca fui tímido, mas me sentia mal por estar gordinho. Hoje estou mais solto e não tenho mais problema em tirar a camisa na praia, por exemplo”, afirma.

O engenheiro, que nunca teve a autoestima baixa, diz que hoje ela está nas nuvens. “Toda vez que encontro alguém que não vejo há um tempo, sou elogiado e a vontade de continuar se renova. É muito bom”, conclui.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/28078/visualizar/