Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Agosto de 2006 às 17:32

    Imprimir


No Município de Querência (945 km a Nordeste de Cuiabá), vagas de emprego na área da agricultura levam um incentivo a mais aos participantes do curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas, desenvolvido pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). O treinamento iniciou nesta quarta-feira (23.08), mas agricultores da região já demonstram interesse nos futuros profissionais qualificados pelo curso.

“Alguns agricultores souberam da capacitação e procuraram por mais informações a respeito do projeto, colocando vagas de emprego à disposição. Um deles, inclusive, se dispôs a esperar até o final do treinamento para fazer uso desta mão-de-obra qualificada no plantio de soja da sua propriedade.

Mais uma vez, isso comprova que, apesar de vivermos um momento de crise na agricultura, nossos trabalhadores ainda são inseridos no mercado de trabalho, mesmo que em contratos temporários”, destacou a coordenadora do projeto, Rosamaria Ferreira de Carvalho.

Em Querência, 120 alunos participam do treinamento, que inclui aulas teóricas - com noções de saúde e segurança no trabalho, uso correto e seguro de produtos fitossanitários e do equipamento de proteção individual do trabalhador (EPI), ética e cidadania e noções sobre previdência e legislação trabalhista - e práticas com aulas sobre preparo de solo, plantio, operação e manutenção de tratores e colheitadeiras, além da colheita adequada de grãos.

“Ao final do curso, os 30 melhores da turma ainda participam de mais dois dias de treinamento dentro do curso de agricultura satelital de precisão. São aulas extras no segmento tecnológico, onde eles aprendem a lidar com agricultura de precisão, recebendo noções sobre GPS”, explicou a assessora especial da Setecs, Luciane Breus.

Em 2004, quando o projeto atendeu a cidade de Água Boa, alguns trabalhadores de Querência participaram da qualificação. “Desde aquela época que o Município já pede pela realização do curso”, lembrou Rosamaria.

Até o final de 2006, o projeto ainda atenderá Sorriso, Campo Novo do Parecis e Comodoro.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/280999/visualizar/