Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 22 de Agosto de 2006 às 14:19

    Imprimir


O Ministério Público Federal pediu abertura de inquérito para apurar possível envolvimento da Prefeitura de Araçatuba com a "Máfia das Ambulâncias". A delegacia da Polícia Federal na região já iniciou investigação.

A "Máfia das Ambulâncias" é uma quadrilha que fraudava a venda de unidades móveis de saúde para prefeituras de diversos Estados do País, chefiada pela família Trevisan Vedoin. O grupo é proprietário da empresa Planam, com sede no Mato Grosso, responsável pelo fornecimento de ambulâncias superfaturadas para mais de 500 municípios brasileiros.

Segundo o delegado da Polícia Federal em Araçatuba, Sérgio Henrique dos Santos Matheus, há fortes indícios de que o processo de licitação para aquisição de uma unidade móvel de saúde pela Prefeitura de Araçatuba tenha sido direcionado para que a vencedora fosse a empresa da família Trevisan Vedoin.

A fornecedora venceu o certame ao apresentar uma proposta de R$ 93,7 mil. "No processo de licitação, entre as concorrentes, apenas a Planam preenchia todos os requisitos", informou Matheus. As duas outras participantes, Noromak e Pinesi, ambas de Araçatuba, contestaram o certame, mas as justificativas foram indeferidas pela comissão de licitação da Prefeitura.

Uma outra suspeita que deverá ser investigada pelo delegado é o valor pago pela unidade de saúde, que em tese deveria apresentar as características de uma unidade de terapia intensiva móvel, bem diferente do que foi adquirido pela Prefeitura. "O veículo será submetido a uma perícia técnica", afirmou Matheus.

O delegado da PF informou também que pretende intimar todos os funcionários municipais que participaram do processo de licitação, o responsável pela assessoria jurídica e o prefeito Jorge Maluly Netto (PFL), que deverá ser o último a ser ouvido no inquérito.

Matheus informou que a PF vai apurar também se os funcionários da Prefeitura receberam propina ou qualquer outro benefício da Planam para ela vencer a licitação.

Após a conclusão do inquérito, a PF de Araçatuba vai encaminhar toda a documentação para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

A Secretaria dos Negócios Jurídicos da Prefeitura de Araçatuba informou, por meio da assessoria de imprensa, que "a aquisição da ambulância realizada no ano passado foi feita com total transparência por meio da licitação 122/2005 - Tomada de Preço 030/2005".

A assessoria afirmou ainda que "o processo licitatório encontra-se à disposição na Secretaria de Governo e Gestão Estratégica para eventuais consultas e dúvidas".





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281355/visualizar/