Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Agosto de 2006 às 21:46

    Imprimir


Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá) será o próximo município de Mato Grosso a ser atendido pelos cursos de empregada doméstica e garçom, desenvolvidos pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). Nesta quarta-feira (16.08), iniciam na cidade as duas capacitações, que incluem aulas teóricas e práticas, preparando pessoas para ingressar no mercado de trabalho.

O curso de empregada doméstica tem duração de 35 dias e conta com aulas sobre marketing pessoal, economia e gerenciamento doméstico, segurança no lar, cidadania e técnicas de trabalho na área culinária. As aulas serão desenvolvidas na Câmara de Dirigentes Lojistas de Cáceres (CDL).

Já o curso de garçom inclui aulas de introdução ao turismo e hotelaria, noções de ética e trabalho, noções de higiene e segurança no trabalho, restaurante, técnicas de trabalho do garçom, menus e cardápios, além de técnicas de serviços de bar. As aulas serão ministradas no Rotary Club do município.

“Cáceres é um dos pólos turísticos do Estado e sedia todos os anos o Festival Internacional de Pesca, evento que movimenta a economia e o turismo na cidade. Esse é um fator que contribui para a geração de emprego e renda dos trabalhadores capacitados através dessas qualificações profissionais, principalmente no caso dos garçons”, destacou a coordenadora do projeto, Rosinei Calsavara.

No momento, os dois cursos são desenvolvidos nos municípios de Nova Mutum (264 km ao Norte de Cuiabá) e Cláudia (620 km ao Norte de Cuiabá). “Até o final de 2006, outras duas cidades do Estado ainda serão atendidas pelo projeto. As demais localidades que solicitaram à Secretaria a realização das qualificações nessas áreas serão agendadas para 2007”, esclareceu a coordenadora do projeto.

Para realização dos treinamentos a Setecs conta com a parceria do Banco do Brasil, que doou R$ 500 mil para a Secretaria investir em qualificação, prefeituras, do Senac, responsável pela execução dos treinamentos, INSS, Secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Sedtur), Delegacia Regional do Trabalho (DRT), Conselho Estadual do Trabalho e Fecomércio.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282447/visualizar/