Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Agosto de 2006 às 07:46

    Imprimir


O aumento do número de casos de idosos em situação de abandono e de maus-tratos cometidos por membros da própria família tem assustado a população de Várzea Grande. Somente na primeira semana de agosto, dois homens com idade superior a 60 anos foram encontrados no município vivendo em situação degradante, pelas ruas.

Além disso, mais de 90% dos 45 idosos que vivem no Lar Dona Bebé não recebem visitas das famílias, conforme a gerente do local, Adair Maria da Costa Freitas.

Os dois hóspedes mais recentes do Lar foram identificados apenas pelos nomes de Domingos e Cauê (nome fictício). Cauê, que é surdo e mudo, está com as pernas machucadas e pelos gestos que faz deixa a entender que foi atropelado. Domingos, que foi encontrado dormindo num matagal, próximo ao bairro Jardim Glória, é do tipo recluso e prefere ficar sozinho, buscando sempre locais afastados, como o quintal da instituição, que é cheio de plantas.

A evidente situação de carência não é apenas dos idosos, mas também da instituição, que recebe, por dia, pelo menos cinco ligações de pessoas que buscam meios de acomodar pais, tios e avós, conforme a gerente. Localizado no bairro Jardim Paula I, o lar funciona como uma espécie de "coração de mãe, pois sempre cabe mais um". "A casa está lotada, mas não tem jeito! Quando aparece alguém precisando não temos coragem de abandonar o idoso mais uma vez", enfatiza.

Apesar das inúmeras histórias contadas pelos idosos, com o diferencial de histórico de vida, eles têm em comum a saudade da família e a ilusão de que a qualquer momento algum parente possa aparecer para visitá-los, como se o abandono fosse uma situação momentânea.

O lar recebe mais visitas de grupos religiosos. Mas numa dessas visitas, Aparecida de Fátima, que é vizinha do local, comoveu-se com a situação e não deixou mais a instituição. Há dois anos trabalha como voluntária, apesar de ter marido, filhos e netos.

Diz que justamente por ter família, não tem coragem de relegar ao abandono, os "velhinhos" como carinhosamente os chama.

Algumas situações de pagamento de penas alternativas são revertidas para a instituição, conforme Adair, o que ajuda significativamente. Disse que para doações o telefone de contato é: 3688-3161.

O vereador Wanderley Cerqueira, presidente do Conselho Municipal do Idoso, disse que a Câmara Municipal aguarda a finalização do projeto de municipalização da instituição, que era filantrópica, para que o local possa receber maior assistência por parte do município, que atualmente apenas cede alguns funcionários para o lar.

Cerqueira afirma que realmente é preocupante o número de denúncias de maus-tratos a idosos na cidade e sempre que os casos são confirmados as famílias são acionadas judicialmente.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/282698/visualizar/