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Cidades/Geral
Quarta - 26 de Julho de 2006 às 23:40
Por: Daniele Danchura

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Nesta semana começaram as atividades do grupo de estudos sobre a abordagem transdisciplinar e Políticas Públicas, na Escola de Governo. O objetivo da instituição é estimular os servidores a investir no auto-desenvolvimento, considerado um fator importante para qualquer organização, principalmente nas que têm por finalidade a formação e a capacitação de servidores públicos estaduais.

A ação faz parte da capacitação permanente iniciada com o curso sobre a Abordagem Transdisciplinar na Educação e Pesquisa em Gestão e Políticas Públicas, que foi realizado em maio deste ano. O curso foi ministrado pelo professor Marco Ernani Hyssa Luiz, da Universidade da Paz, de São Paulo, para diretores e técnicos do órgão e representantes de escolas e dos setores de gestão de pessoas de órgãos estaduais.

A proposta, conforme explicou o professor Marco Hernani na época do lançamento do curso,é incentivar a produção de conhecimentos em políticas públicas, por parte de servidores e empregados públicos, capazes de estabelecer pontes entre o todo e as partes, entre a teoria e a prática, entre o setor público, privado e sociedade, entre o local e o global e entre Ciência e Tradição, superando a proposição de políticas e práticas de gestão públicas fragmentadas; Priorizar estudos e pesquisas sobre temáticas de interesse comum a vários órgãos públicos e, desta forma, faz-se necessário privilegiar diferentes níveis de percepção da realidade, capaz de orientar intervenções institucionais mais eficazes e adequadas no sentido ético e de conservação da vida;

Para o diretor da Escola de Governo, Almir Balieiro, todos esses estudos têm por objetivo instituir o Núcleo de Pesquisas em Gestão e Políticas de governo por meio da transdisciplinaridade. “Nesta segunda etapa do trabalho estamos promovendo o auto-desenvolvimento da equipe da Escola de Governo. Depois, na terceira etapa, queremos agregar o servidor público que fez o curso, na quarta etapa iremos abrir para servidores que pensam e fazem políticas de governo, e por último instituir o núcleo de pesquisas”, explicou.

“Na transdisciplinaridade é preciso ir além das disciplinas. Os estudos relacionam as disciplinas e trabalham com o que está além delas, trabalha com os sentimentos. Com estas atividades iremos aprender como trabalhar dessa forma”, concluiu.

Os estudos sobre a abordagem transdisciplinar serão realizados semanalmente, às segundas e quintas-feiras, envolvendo diretores e demais servidores da escola. Em agosto será realizado um colóquio com todos os participantes do curso, incluindo servidores de outros órgãos estaduais e convidados para ampliar o grupo de estudo sobre o tema para a melhoria e aperfeiçoamento da Gestão e Políticas Públicas Estaduais.





Fonte: Da Assessoria

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