Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 26 de Julho de 2006 às 17:11

    Imprimir


A Todimo Construção e Acabamento, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento e Turismo, abriu 96 vagas para o Curso de Informática Básica gratuito para adolescentes de baixa renda da Capital, em continuidade ao programa de Inclusão Digital, que este ano já capacitou 214 jovens e adultos. As vagas foram divididas em quatro turmas, com 24 alunos cada, que terão aulas em dois dias da semana: segundas e quartas-feiras e nas terças e quintas-feiras.

A Fundação Educacional de Cuiabá (Funec) e a Prefeitura ficarão responsáveis pelas inscrições, pela distribuição das apostilas e por contratar os professores que trabalharão os temas: introdução aos aplicativos do pacote microsoft Office (Word, Excel, Access, Power Point e Outlook) e Internet e informações diversas do uso da Informática no cotidiano. A Todimo entrará com os computadores e os espaços físicos para as aulas. O curso terá 60 horas de aulas e a primeira turma começa no dia 31 de julho e vai até o dia 18 de setembro e a segunda, do dia primeiro de agosto ao dia 19 de setembro.

Nas segundas e nas quartas-feiras a primeira turma entra na sala das 7h às 11h e a segunda turma das 13h às 17h. Nas terças e quintas-feiras as aulas serão nos mesmos horários. A iniciativa faz parte do programa de Responsabilidade Social da Todimo e está dentro das ações do projeto de Inclusão Digital, desenvolvido há três anos, com o objetivo de capacitar jovens de baixa renda, que vivem no entorno das empresas e, que têm dificuldade de entrar no mercado de trabalho. É o que explica a psicóloga e coordenadora de Recursos Humanos da Todimo, Gracieli Pizzatto.

Uma das novidades do projeto de Inclusão Digital de 2006 foi a formação de 60 alunos especiais, de Cuiabá e Várzea Grande, que nasceram com deficiências mentais leves e moderadas. No curso eles desenvolveram habilidades motoras como a coordenação dos dedos nos teclados, a concentração e a memorização para conseguir dar os primeiros passos para a utilização do Word, programa de textos do Windows.

Recentemente, também, a Todimo firmou parceria com o Ceprotec (Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso), certificando 70 jovens que se formaram no dia 26 de junho, no auditório da Secretaria de Infra-Estrutura do Estado, em Cuiabá.

O diretor geral de Emprego e Renda da Secretaria de Trabalho Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Tadeu Ferraz, informa que hoje em Cuiabá existem 40 mil adolescentes e jovens, com idade entre 16 e 24 anos desempregados. E que um dos fatores que impedem essa inclusão no mercado é a falta de capacitação. “O mercado hoje é carente de profissionais capacitados e qualificados e ao tomar conhecimento desse projeto, nos propomos a interferir e colaborar para mudar essa realidade”.

A seleção dos alunos será feita com jovens dos bairros São Mateus, Dom Aquino, Campo Velho, Grande Terceiro, Poção, entre outros. “Fizemos contato com os presidentes desses bairros e eles farão a indicação para as vagas”, informou o diretor sobre a seleção. Ferraz lembra que tomou conhecimento do projeto de Inclusão Digital da Todimo pela imprensa.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/287243/visualizar/