Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 20 de Julho de 2006 às 06:30
Por: Silvana Ribas

    Imprimir


A umidade relativa do ar pode cair para 20% hoje em Cuiabá e região metropolitana, segundo previsão do 9º Distrito de Meteorologia. Será o índice mais baixo deste ano. No mesmo período do ano passado, a menor taxa registrada foi de 22%. Ontem a umidade caiu para 27%, muito próximo do estado de alerta, que varia de 12 a 20%. A baixa umidade, a poeira e a fumaça, contribuem para o crescimento dos problemas respiratórios, que atingem principalmente crianças e idosos. Sangramentos pelo nariz, pele e lábios ressecados, são apenas alguns dos sintomas de que o organismo precisa de mais água para não ficar desidratado. O ideal é consumir pelo menos três litros de água potável ao dia, diz o clínico geral Washington Mansor.

O médico que atua no pronto atendimento do Pronto-Socorro de Cuiabá diz que os problemas de saúde decorrentes da baixa umidade do ar se agravam ao final do dia, a partir das 16h30. São crises respiratórias, sangramento nasal e ardência nas narinas. A tosse seca, provocada por poeira e fumaça, também é comum. A aplicação de aerossóis com broncodilatadores é a alternativa mais utilizada para quem está em crise.

É o caso do filho de Domingas Rodrigues Barros. O rapaz até faltou ao trabalho esta semana em decorrência de uma crise de bronquite. Ela disse que todo ano, basta chegar o período da seca com fumaça de queimadas e pó para o filho adoecer. Mas ela admite que ainda não buscou alternativas em casa para deixar o ambiente mais úmido, como a utilização de toalhas molhadas ou bacias e baldes com água espalhadas pelos cômodos.

Mas o médico aponta a ingestão de uma quantidade maior de líquido como fundamental para a melhoria da qualidade de vida das pessoas neste período. No mínimo três litros ao dia. Para quem tem histórico de problemas renais o ideal são cinco litros. Para quem trabalha ou dorme em ambiente com ar condicionado é fundamental umedecer os ambientes, já que o condicionador de ar retira a umidade do ambiente para promover o resfriamento. Mas na opinião de Mansor, o mais importante é a conscientização das pessoas em não promover queimadas urbanas, já que a fumaça afeta a qualidade de vida de todos.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/288589/visualizar/