Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 18 de Julho de 2006 às 04:40
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


Estudos realizados pelo site SOS Estradas revelam que motoristas com problemas do sono são mais suscetíveis a acidentes quando estão dirigindo, justamente porque não tiveram uma boa noite de sono. Estudos recentes, ainda, demonstram que os motoristas de transporte de carga ou passageiros apresentam sonolência excessiva durante o horário de trabalho, ou seja, eles têm sono quando deveriam estar despertos para dirigir.

Preocupado com esta triste realidade, o deputado José Riva (PP) apresentou projeto de lei que cria programa de avaliação compulsória dos motoristas de transporte de carga ou passageiros.

Objetivando diagnosticar e tratar os problemas decorrentes do sono ou do repouso noturno compreendendo a realização do exame de polissonografia, com periodicidade anual na rede pública estadual de saúde ou em clínicas conveniadas, sem ônus financeiro ao condutor, o programa é inédito no Estado.

Polissonografia é o método mais objetivo para a avaliação do sono e de suas variáveis fisiológicas. O exame é um registro complexo da atividade elétrica cerebral, da respiração e de sinais indicativos de relaxamento muscular, movimentos oculares, oxigenação sanguínea, batimento cardíaco e outros. Por meio destes registros pode-se quantificar e qualificar o sono da pessoa.

Versa, ainda, o programa, que serão promovidas campanhas de esclarecimento sobre a importância do exame, a fim de se evitar acidentes. Cabe à Polícia Rodoviária Estadual (P.R.E) responsabilizar-se pela fiscalização dos motoristas para o cumprimento do programa. As despesas decorrentes da realização do exame serão absorvidas por orçamento próprio da rede estadual de saúde.

“Sabemos que o descanso e o relaxamento são fundamentais para a recuperação das energias e do reflexo das pessoas, especialmente àquelas que têm por ofício a condução de cargas e de passageiros. Constatou-se pela pesquisa que metade dos 17 mil acidentes de trânsito registrados no último ano nas rodovias não apresentava sinais de freadas no solo, o que é um indicador de que o motorista envolvido pode ter dormido ao volante sem perceber”, explica Riva.

Ao retornar o período de recesso parlamentar a proposta vai ao conhecimento de todo o Plenário quanto à aprovação para posterior envio a sansão governamental.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/288883/visualizar/