Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 23 de Junho de 2006 às 08:11

    Imprimir


Depois de 1 ano e 6 meses da morte de três pacientes na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do PSMC devido a uma pane elétrica, estão funcionando na unidade, desde ontem, dois grupos geradores próprios, que, em tese, vão impedir que este tipo tragédia volte a acontecer na unidade.

Uma outra pane elétrica, em março deste ano, obrigou a superintendência do PSMC a transferir emergencialmente para outros hospitais oito pacientes que também correram risco de vida.

Um episódio seguido do outro reforçou a urgência dos reparos.

O prefeito Wilson Santos acionou os motores dos equipamentos ontem no final da manhã, informando que foram comprados por R$ 270 mil, em concorrência pública, via pregão.

Os equipamentos que estavam sendo usados, de aluguel, serão descartados.

O secretário municipal de Saúde, Elias Nogueira, reforça que os geradores atendem às exigências do SUS, acautelando a unidade contra qualquer tipo de apagão e portanto assegurando melhor a vida dos pacientes intensivos.

Era domingo (5 de dezembro de 2004) quando faltou energia na UTI do PSMC. Em depoimento à polícia, funcionários que estavam de plantão contaram o drama e o corre-corre para socorrer enfermos que dependiam dos aparelhos para continuarem vivos. Três não suportaram o apagar das luzes. O gerador foi acionado às pressas, mas não funcionou. Servidores tentaram identificar onde estava o problema, percorrendo todos os quadros de energia do hospital, até que, cerca de 40 minutos depois, descobriram que o disjuntor que abastece a energia da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tinha caído.

Na ocasião, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) revelou à imprensa que já havia feito dois alertas à direção da unidade para a necessidade de revisão do grupo gerador e no sistema elétrico.

Os geradores vão atender à UTI adulto (10 leitos), pediátrica (10), neo-natal (10), semi-intensiva (4) e ainda ao Centro de Tratamento de Queimados (6 leitos).





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293162/visualizar/