Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 19 de Junho de 2006 às 12:59

    Imprimir


Analisada a evolução dessas exportações, constata-se que o “quase empate” decorre não só da queda dos embarques brasileiros (perto de 4% a menos no primeiro quadrimestre do ano), mas também de uma recuperação das exportações norte-americanas nesse mesmo período (vide “Exportação de frango dos EUA cresceu 6,5% até abril”). Por outro lado, porém, também se constata que o recuo brasileiro está concentrado, todo, nos quatro primeiros meses de 2006.

Assim, enquanto no quadrimestre maio-agosto de 2005 as exportações brasileiras foram 17% maiores que as norte-americanas, no quadrimestre seguinte (setembro-dezembro de 2005) apresentaram uma diferença de 26%. Mas tudo acabou neutralizada nos quatro primeiros meses de 2006, quando o diferencial caiu para apenas 0,75%. Por ora, considerados os resultados acumulados em 12 meses (maio de 2005 a abril de 2006), as exportações brasileiras se encontram, em volume, 14% à frente das norte-americanas. Além disso, mantidas as médias embarcadas nos quatro primeiros meses de 2006, o País continuará na sua posição de líder mundial na exportação de carne de frango.

Porém, prevalecendo o comportamento atual de um e outro país – as vendas externas norte-americanas evoluindo; as brasileiras, involuindo – a liderança brasileira estará perdida.





Fonte: Clube do Fazendeiro

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293826/visualizar/