Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 15 de Junho de 2006 às 17:20

    Imprimir


A cada ano, produtores de vinho travam as mesmas batalhas que seus antecessores lutaram, há milhares de anos, pela proteção dos vinhedos. Da Mesopotâmia antiga aos dias de hoje, os inimigos incluem fungos, insetos, o calor extremo e o frio inclemente. Agora, pesquisadores da Universidade Estadual do Missouri esperam utilizar tecnologia genética para tornar as uvas viníferas tão resistentes quanto as uvas silvestres.

No recém-criado Centro para Biotecnologia da Parreira, pesquisadores trabalham para identificar e transplantar genes que tornam uvas nativas resistentes aos fungos que atacam as parreiras importadas ou híbridas que dão origem à maior parte dos vinhos.

Diferentemente do cruzamento tradicional de plantas, a modificação genética traz o potencial de transferir algumas características, como imunidade a pragas, sem alterar outras, como o sabor específico de cada variedade de uva vinífera.

A pesquisa é parte de um esforço global de países produtores de vinho, chamado Programa Genoma da Uva. O objetivo é decifrar os cerca de 30.000 genes da parreira, descobrir quais são responsáveis por características particulares, como resistência ou produtividade, e transferir os genes desejáveis para a uva vinífera.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/294526/visualizar/