Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 05 de Junho de 2006 às 16:53
Por: André Xavier

    Imprimir


O governador Blairo Maggi recebeu na manhã desta segunda-feira (05.06) em seu gabinete, os prefeitos Wilson Santos, de Cuiabá e Murilo Domingos, de Várzea Grande acompanhados de uma missão comercial chefiada pelo conselheiro econômico e comercial da embaixada da França no Brasil, Dominique Maupin. O objetivo da visita é apresentar ao governador a proposta que prevê a realização de estudos sobre aspectos físicos de solo e relevo a serem executados por técnicos franceses que indicarão a viabilidade de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Aglomerado Urbano Cuiabá - Várzea Grande.

“Nós temos grande experiência na implantação do VLT na França e em outros países da Europa e temos interesse em fazer parceria com os municípios e o Governo do Estado”, disse Maupin. Segundo ele, embora sejam estudos preliminares, o VLT pode ser uma alternativa de transporte de massa para Cuiabá e Várzea Grande. “É um veículo potente, moderno, confortável e pode redinamizar o centro da cidade”, destacou o conselheiro. Ele informou ainda que dois técnicos franceses já estão à disposição em vias de iniciar os estudos.

Ele revelou que o sistema VLT foi implantado na França nos anos 80, país que desenvolveu a tecnologia mais avançada da Europa neste tipo de transporte. Atualmente ele já atende 21 cidades francesas e outros países do continente europeu. “É um bonde moderno”, diz Stéphan Dubost, adido econômico e gerente de Construção, Transportes e Meio Ambiente da embaixada francesa que também integra a missão.

Para o prefeito Murilo Domingos o governador já se mostrou sensibilizado e quer colaborar com o projeto. “Hoje, Cuiabá e Várzea Grande possui 800 mil pessoas e tanto quanto nós, o governador também está preocupado com o transporte coletivo para atender essa demanda. A audiência com ele vem reforçar essa possibilidade de Cuiabá e Várzea Grande implantarem essa nova modalidade de transporte, o metrô de superfície, que pode vir nos atender naquilo que estamos precisando”, afirmou Murilo.

De acordo com o prefeito Wilson Santos, há possibilidade de se conseguir com a França, o custeio do estudo para a elaboração do projeto, porque é interesse deles. “Só a partir daí é que se terá noção sobre a viabilidade de se implantar o sistema. É um pontapé inicial, mas acredito que até o final do ano esses estudos poderão estar concluídos”, observou Wilson. O prefeito cuiabano revelou que inicialmente já se pensa em construir uma linha que ligue o Grande CPA ao Trevo do Lagarto e outra da Prainha ao Coxipó.





Fonte: RepórterNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296621/visualizar/