Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Maio de 2006 às 06:51
Por: Camila Tardin

    Imprimir


O projeto “Estou Legal”, da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso – Sedur, será apresentado como um caso de sucesso, no Salão do Turismo, em São Paulo, dia 4 de junho. A apresentação será no painel sobre “Fiscalização Federal Integrada e Descentralizada dos Prestadores de Serviços Turísticos”.

Criado desde 2003, o objetivo do projeto era chamar atenção das empresas turísticas para o recadastramento com a finalidade de alimentar o banco de dados do Ministério do Turismo. Para isso, a Sedtur elaborou o certificado “Estou Legal”, como uma forma de “premiar” quem estava em dia com o cadastro.

Segundo a coordenadora regional de Qualificação de Serviços Turísticos do Estado, Leila Cristina de Souza Cunha, o projeto foi agregando novos valores e passou a trabalhar em parceria com o grupo de Fiscalização Preventiva Integrada – coordenado pelo CREA/MT (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso).

Hoje não se usa mais o certificado, mas durante as fiscalizações os empresários do setor turístico recebem uma cartilha com informações para auxiliar na organização das empresas. A parceria teve início em 2004 com as visitas nos municípios de Chapada dos Guimarães, Cáceres, Poconé e Barra do Garças. Durante as fiscalizações os empresários de hospedagem respondem um questionário sobre as instalações, contratos, serviços, dentre outros itens, dos imóveis.

De acordo com a coordenadora, apresentar o projeto como um caso de sucesso no Salão do Turismo é um passo importante para o Estado. “Mostra que Mato Grosso não ficou esperando as coisas acontecerem. Saímos na frente para melhorar o atendimento ao turista”, destaca.

Em 2005, as cartilhas e questionários foram apresentados em 94 empresas dos municípios de Barra do Garças, Sinop, Alta Floresta, Jaciara, Rondonópolis e Juscimeira. Para 2006 a programação da fiscalização está dividida entre os pólos. No pólo Amazônia, já foram feitas visitas nos municípios de Campo Novo do Parecis e Sorriso. No pólo Araguaia as fiscalizações serão feitas em Nova Xavantina e São Félix do Araguaia. E do pólo Cerrado será em Primavera do Leste e Tangará da Serra.

Salão do Turismo

A segunda edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, será realizada no ExpoCenter Norte, em São Paulo de 2 a 6 de junho.

Mato Grosso irá apresentar oito roteiros. Destes, três estão incluídos nas rodadas de negócio como, o roteiro do Xingu, a Travessia do Pantanal e roteiro do Pantanal à Amazônia.

O Ministério do Turismo estima que 120 mil pessoas visitem o Salão. Ao todo serão apresentados 87 roteiros que serão trabalhados pelo Ministério do Turismo, secretarias estaduais e municipais.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298097/visualizar/