Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 29 de Maio de 2006 às 14:07
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Em 2003, a parceria entre a Fundação Kellogg e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia – IDES, resultou em vários programas sociais, entre eles, o Programa de Bolsa Estudantil.

O principal objeto desse programa concerne no apoio financeiro para o custeio dos estudos em Instituições de Ensino Superior ou cursos técnico-profissionalizantes para 23 jovens da região.

O diferencial desta iniciativa é seu cunho social, pois não se limita apenas a doação financeira, mas na criação e execução de projetos de intervenção social pelos próprios jovens nas suas comunidades no prazo mínimo de um ano, antes da conclusão do curso.

Atualmente, sete projetos já foram concluídos, mas os jovens continuam engajados em ações do terceiro setor; onze projetos estão em andamento, alguns com mais de um ano de atuação e os demais ainda em fase de planejamento.

Os temas são diversos, porém focados em educação e cultura.

São projetos como biblioteca comunitária, biblioteca rural, inclusão digital, comunicação, restauro de patrimônio histórico, educação ambiental, oficinas de leitura e linguagem, teatro, assessoria administrativa e financeira às associações sociais locais, reforço escolar, saúde, campanhas de alimentos e agasalhos, apoio a asilos de idosos.

Projeto Família e Gestantes Rumo às Informações

O projeto visa acompanhar o desenvolvimento nutricional de crianças e suas condições de vida desde a gestação até o sexto ano. A atuação do projeto tem foco na zona rural do município de Presidente Tancredo Neves, na comunidade de Cachoeira Alta. O projeto assiste 37 crianças e 4 gestantes.

A metodologia utilizada é a da Pastoral da Criança da Igreja Católica que convidou o autor a formar uma parceria para atuação naquela comunidade.

Hoje o projeto conta também com apoio da comunidade, prefeitura municipal e o IDES e está em atuação a cerca de um ano e meio (ressaltando que o prazo mínimo seria de 01 ano, seguindo o regulamento do Programa de Bolsa Estudantil).

Existem planos para dar continuidade ao projeto, desde que outras parcerias sejam realizadas, pois a comunidade reconhece e valoriza as ações do bolsista.

Os resultados registrados no projeto são as reduções do número de crianças desnutridas, números de gestantes, participação e conscientização da comunidade. Estudante do último ano do curso de Pedagogia, Renildo atua como coordenador do Colégio Municipal Ipiranga e já recebeu convite para ser o coordenador do Colégio Municipal Edvaldo Machado Boaventura.

“Esse programa é um exemplo típico onde todos ganham, a Fundação Kellogg e o IDES, pois com os resultados do Programa, os seus objetivos quanto ao favorecimento do desenvolvimento sustentável da região são atendidos.

Os jovens bolsistas podem continuar seus estudos e planejar um futuro mais digno. Além da comunidade como um todo, quando os projetos dos bolsistas favorecem oportunidades relevantes para suas vidas.

Embora não sejam mega-projetos, propiciam um crescimento pessoal e profissional para esses jovens e o mais interessante, na minha opinião enquanto coordenadora do Programa, é a criatividade e a possibilidade de se fazer o bem para quem está perto e precisa.

Se não podemos fazer 100%, fazemos 40%, 60%, 80%, o que não podemos enquanto pessoa e cidadão é não fazermos nada. Além do que muitos deles estão engajados em outros projetos de cunho social, independente de fazer ou não parte do Programa de Bolsas Estudantis, esses meninos são provas de que com interesse e boa vontade a gente pode fazer diferença!”, declara Elisandra Manuela Assis, coordenadora do Programa de Bolsa Estudantil.





Fonte: RepórterNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298194/visualizar/