Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 26 de Maio de 2006 às 13:54

    Imprimir


Descontentes com o pacote agrícola anunciado ontem pelo governo federal, os produtores rurais de Mato Grosso discutem hoje o novo formato dos protestos contra a crise que atinge o setor. Segundo o presidente da Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado), Homero Pereira, “as medidas são frustrantes e não atendem a expectativa, pois não são estruturais, conforme divulgado”.

Segundo o dirigente, os pontos referentes à desoneração tributária, política cambial, tratamento da ferrugem asiática como epidemia e redução dos preços do combustível (óleo diesel) foram ignorados pelo pacote.

Os líderes rurais pretendem reorganizar a pauta de reivindicações na próxima segunda e terça-feira e, na próxima quarta (31), apresentá-la à equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília.

“O anúncio de ontem foi um engodo, assim como os R$ 3 bilhões anunciados no ano passado, que seriam liberados via FAT (Fundo de Amparo do Trabalhador)”, avaliou Pereira, acrescentando que as novas medidas não abrangem as dívidas privadas. “Queremos mais simplificação da liberação dos recursos do FAT. O acesso ficou muito burocrático”, complementou.

A expectativa de Pereira é que os produtores não optem pelo bloqueio de rodovias impedindo a passagem de cargas carregadas com grãos. “Provavelmente o novo formato evitará o confronto com a polícia”, observou.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/298746/visualizar/