Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 20 de Maio de 2006 às 02:40

    Imprimir


Primavera do Leste, MT - Mais de 250 pessoas participaram durante esta sexta-feira (19.05) em Primavera do Leste (231 Km ao Sul da Capital) de palestras voltadas para estudantes, comerciantes, produtores rurais e empresários do setor de serviços sobre alguns produtos alternativos que podem ganhar empreendimentos futuros como alternativas de geração de renda e empregos, além de revelar os mecanismos utilizados no processo a exportação desses produtos.

As palestras do workshop Comércio Exterior e Desenvolvimento Econômico tiveram início no período da manhã e se estenderam até o final da tarde. Logo depois da abertura, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), Pedro Nadaf ministrou a palestra ‘O Papel do Associativismo’.

Na seqüência, o tema ‘Desenvolvimento Econômico Regional: uma Visão de Mato Grosso na Economia Nacional’, foi abordado pelo consultor da Trevisan Consultoria, do Estado de São Paulo, Richard Dubois.

Já no período vespertino, a professora Marisa Cortese, integrante do corpo docente da Universidade de Cuiabá, falou sobre “Como e porque exportar” e o gerente de Planejamento Estratégico da MT Fomento, Carlos Roberto Vieira fez uma apresentação sobre as diversas linhas de crédito da instituição.

Na ocasião, o consultor de empresas Guaracy Pinto Calaza, de Primavera do Leste fez comentários sobre seus serviços prestados à Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Mato Grosso e ao Ministério da Agricultura e Abastecimento.

O economista Vivaldo Lopes concluiu o ciclo destacando as perspectivas econômicas do Estado de Mato Grosso seguido de um debate conduzido pelo ex-secretário-chefe da Casa Civil que citou diversos casos de sucesso e exemplos de empreendedorismo.

Para o estudante de Administração de Empresas da Unitins (Universidade de Tocantins), Maikel Jefferson Uhde o evento foi proveitoso porque mostrou que não se pode viver só de agricultura e é preciso diversificar a economia. “O Governo e a Prefeitura estão fazendo este esforço de mostrar isso e esse workshop serve de aprendizado para os produtores e para quem quer exportar no futuro”, disse ele. Ao prefeito Getúlio Viana coube as palavras finais quando ele agradeceu a participação de todos no evento.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300048/visualizar/