Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 27 de Janeiro de 2013 às 18:28

    Imprimir


O fundador do Wikileaks está refugiado na embaixada do Equador em Londres Foto:  / AFP

O fundador do Wikileaks está refugiado na embaixada do Equador em Londres (Foto: AFP)

 

O Equador buscará uma saída na Justiça para o caso do fundador do Wikileaks, Julian Assange, asilado na embaixada equatoriana em Londres, se a Grã-Bretanha continuar se negando a lhe conceder um salvo-conduto, indicou o chanceler Ricardo Patiño, em declarações divulgadas neste sábado em Quito.

"Caso, após um período razoável, não encontremos uma saída diplomática, não teremos outra alternativa, a não ser buscar uma saída judicial, que não é o melhor", afirmou o ministro equatoriano, em entrevista ao canal de TV espanhol RT.

"A única coisa que posso fazer é insistir, respeitosamente, junto à Grã-Bretanha, para que considere os fundamentos jurídicos apresentados para que lhe concedam o salvo-conduto", disse Patiño.

Assange refugiou-se na embaixada em junho passado, para evitar ser extraditado à Suécia, que o procura por supostos crimes sexuais. O ativista teme que, da Suécia, seja trasladado para os Estados Unidos, onde poderia ser condenado à pena de morte ou prisão perpétua por ter revelado documentos confidenciais daquele país.

O chanceler equatoriano manifestou sua preocupação devido à ausência de resposta britânica a um pedido seu de agendamento de uma nova reunião com o colega William Hague para discutir a situação de Assange.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/30167/visualizar/