Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 11 de Maio de 2006 às 09:57
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


Começa nesta segunda-feira (15.05), em Barra do Bugres (168 km a Médio-Norte de Cuiabá), a Jornada Técnica da Pecuária. O evento será realizado até terça-feira, na Câmara de Vereadores. Trata-se do maior projeto de valorização do segundo item da pauta das exportações mato-grossenses (o primeiro é a soja), que contemplará 60 Municípios até dezembro. O objetivo do programa, um dos projetos do MT Regional, é melhorar a qualidade do rebanho dos 26,8 milhões de cabeça de gado.

As palestras sobre situação da pecuária de corte e perspectivas; panorama mundial da carne bovina; hábito, comportamentos e necessidades dos bovinos a pasto; formação, manejo e recuperação das pastagens, entre outros, serão proferidas pelo consultor em pecuária de corte, Zeno Antônio Albert.

Dentre os fatores que contribuem para o aumento da produtividade na pecuária, cita Zeno, deve-se conhecer, aceitar e adotar as tecnologias de baixo custo totalmente dominadas, como inseminação artificial, pastoreio rotacionado com cerca elétrica, vedação de pasto para a seca e suplementação alimentar correta. Outro fator importante é implantar um projeto técnico com assessoria, criando metas a curto, médio e longo prazos.

Zeno defende ainda a criação de um programa com controle da produção e dos custos, além de melhorar o nível de conhecimento do pessoal que executa os serviços, evitando administração leiga. Outra medida necessária possuir infra-estrutura adequada para realizar o serviço como pastos bem divididos, cochos, aguadas, cercas, currais, corredores de serviços, etc.

“Deve-se criar um programa de alimentação para obter ganho de peso o ano todo, otimizando a produtividade e possuir um rigoroso calendário sanitário, fazendo um trabalho preventivo das principais doenças infecto-contagiosas e parasitárias que ocorrem no rebanho”, explica Zeno na apostila que será entregue aos participante ao final do curso.

Agenda – Depois de Barra do Bugres, a jornada será apresentada em Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger e Poconé. A jornada começou no mês de março, Cáceres, na região Oeste. Em seguida as palestras continuaram na região Sul nos Municípios de Guiratinga, Itiquira e Rondonópolis.

A jornada está sendo coordenada pela equipe do Programa de Melhoramento da Pecuária (Promepe), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), e conta com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), além da participação da Federação dos Agricultores do Estado de Mato Grosso (Famato) e do Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa). Mais informações: (065) 3613-6218 ou no site www.seder.mt.gov.br.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/301756/visualizar/