Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 10 de Maio de 2006 às 17:59
Por: Clenia Goretth

    Imprimir


O projeto “terceira safra”, que demonstra as vantagens da integração entre pecuária e agricultura tem sido demonstrado ao público participante do Enipec e Conbravet no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá. O estudo foi feito por alunos do curso técnico em Administração Rural do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso, CEPROTEC-MT, unidade de Sinop ( 500 Km ao Norte).

Marcelo Amaral, Marcio Clébio, Luiz Carlos do Nascimento, Sebastião Gobato e Jéferson Ferareze, alunos do Ceprotec de Sinop vieram especialmente para o evento e têm participado da programação prestando atendimento aos congressistas no espaço reservado aos órgãos do Governo do Estado sob a supervisão do professor Jefferson Luís Daltro Monteiro da Silva.

Para Marcelo Amaral, a integração lavoura-pecuária desponta como uma das opções viáveis para o aumento da produtividade, melhor distribuição de renda, geração de empregos e diminuição de riscos de degradação do solo, melhorando sua capacidade química, física e biológica. “ A viabilidade da integração não está somente no lucro gerado pela venda dos animais após o confinamento, mas também pela agregação de valor oriunda da sua produção, otimizando recursos disponíveis como máquinas, força de trabalho e solo no período ocioso do ano agrícola”, explicou o estudante durante uma das apresentações.

Reinaldo May, pecuarista do município de Nova Canaã, norte do Estado, disse ter gostado do que viu e ouviu. “ É interessante essa maneira de aumentar a lucratividade na época da seca.” Para o produtor esse evento é um ponto de busca de informações, “ gostei de ter informações úteis apresentadas por alunos de uma escola pública da nossa região”, afirmou com satisfação.

INTEGRAÇÃO

Um dos pontos altos da participação do Ceprotec no Enipec 2006 foi o encontro dos alunos de Administração Rural da instituição estadual com alunos de Zootecnia do Cefet – Cuiabá, instituição federal de Educação Profissional. Os alunos do Cefet assistiram atentos a palestra dos colegas do Ceprotec e ocorreu um debate espontâneo sobre o tema, revelando que os futuros técnicos de ambas as instituições possuem muitos interesses de aprendizado em comum. Para Alvair Alves, do Cefet, o encontro promoveu uma boa troca de experiências, principalmente porque os alunos de Sinop trouxeram informações de uma outra região do Estado com características próprias que os alunos de Cuiabá também devem conhecer. Alisson Rerbio, Mateus Mendes, Tiago Faustino e Diego Shenkel também manifestaram o desejo de conhecer melhor a realidade da região norte de Mato Grosso.

Na avaliação do grupo, a participação no Enipec e Cobravet tem sido extremamente positiva. Luiz Carlos do Nascimento classificou a participação como ótima, “ é importante porque temos adquirido novos conhecimentos que vão complementar nossa formação profissional”. Sebastião Gobato, que além de aluno do Ceprotec é produtor rural, afirma que o relacionamento com outros profissionais, produtores, palestrantes e pesquisadores abre novos horizontes pela diversidade de informações e possibilidades apresentadas. “ Com esse relacionamento ganhamos experiência profissional e sentimos que ficamos mais integrados ao setor com acesso a novos métodos e novas tecnologias”, concluiu.

O grupo do Ceprotec de Sinop permanecerá em Cuiabá até sexta-feira (12.05) e está disponível para prestar maiores informações sobre a Instituição e os projetos por eles desenvolvidos, dentre eles o de bananicultura e o de utilização de resíduos do arroz na ração animal.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/301865/visualizar/