Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 10 de Maio de 2006 às 11:03

    Imprimir


Estudos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Várzea Grande, mostram que a exploração sexual e a falta de visibilidade de abuso sexual é uma das maiores preocupaçõs das instituições e órgãos de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Em uma entrevista ao RMT Online há pouco, Eliacir Pedrosa da Silva, coordenadora do Creas de Várzea Grande falou sobre os primeiros números apurados entre janeiro e abril de 2006. O trabalho começou em dezembro de 2005. De lá para cá foram identificados 96 adolescentes, vítimas de exploração, abuso, violência sexual e violência física. Entre essas vítimas, 3% sofreram violência física, 2% estupros, 6% foram vítimas de negliglência, 10% maus tratos, 15% exploração sexual, 16% abuso sexual, 24% estavam em situação de risco e outros 24% foram vítimas de conflito familiar. A maior parte das vítimas são do sexo feminino.

A maior preocupação, segundo a coordenadora, são os relatos de exploração e abuso sexual. Esses casos não tem visibilidade porque o número de denúncias é baixo. Os envolvidos tem medo ou vergonha de denunciar. Em aguns casos o problema é acobertado pela própria família. Para Eliacir Pedrosa da Silva, o índice de exploração e abuso sexual está bem acima dos 16% identificados na pesquisa. Ela ressaltou que esses dados são apenas do Creas e ainda não foram cruzados com dados da Polícia, do Juizado da Infância, Adolescência e Juventude e dos Conselhos Tutelares.

A função do Creas é receber denúncias e atender casos de violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, crianças em situação de risco, mendicância e trabalho infantil. Após atender os casos o Creas prepara o encaminhamento para solução do problema e responsabilização dos acusados.

O telefone do Creas para informações e denúncias é o 0800 647 0018. A ligação é de graça. O 1º Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência Sexual contra Mulheres, Crianças e Adolescentes que começa hoje em Várzea Grande, pretende incentivar a criação de Creas em todos os municípios da baixada cuiabana e todos os prefeitos presentes no encontro devem assinar um protocolo de intenções para instalação urgentes de unidades do Creas.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/301937/visualizar/