Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 05 de Maio de 2006 às 05:38
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Vinte e três moradoras do bairro Pedra 90 concluíram nesta quinta-feira (04.05), o curso de “Reaproveitamento de Alimentos”, oferecido pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e ministrado pelo Senac. A capacitação, que iniciou no dia 24 de abril, teve um total de 20 h/a, que aconteceram no Centro de Múltiplo Uso da região.

De acordo com a nutricionista e professora, Ekaterina Houkelf Neta, o curso ensinou o reaproveitamento de cascas, talos e sementes para preparações de pratos como frango, arroz, saladas, sucos, geléias, pães, entre outros. “A maioria das alunas são donas-de-casa, que participaram do treinamento com o objetivo de melhorar a qualidade da alimentação da sua própria família, ou ainda, qualificar-se profissionalmente e ajudar no sustento da casa”, frisou.

Além de aulas práticas de culinária, as participantes tiveram aulas teóricas sobre ética, cidadania, leis do trabalho, relacionamento interpessoal, higiene e noções sobrem DST. “Quem trabalha com alimentação precisa saber de todos esses demais assuntos, que estão relacionados entre si. As alunas me surpreenderam em sala de aula, pois apresentaram um bom aproveitamento, absorvendo todo conteúdo, inclusive das aulas teóricas”, destacou a professora.

Para participar de todo treinamento, 80% das participantes levaram os filhos para o curso, não considerando este um impedimento para freqüentar as aulas.

A dona-de-casa, Marisa Catarina do Nascimento, 29 anos, é mãe de dois filhos e esta já é sua segunda qualificação. “No final do ano passado, a Setecs ofereceu um curso de panificação para os moradores beneficiados pelo Programa Meu Lar. Participei de todo o treinamento e aprendi a fazer vários tipos de pães, bolos, roscas e panetones. Desta vez, com o curso de reaproveitamento de alimentos, aprendi que jogamos muita comida fora. A casca da abóbora, por exemplo, pode ser usada para fazer um arroz diferente. Pretendo utilizar esses meus novos conhecimentos dentro de casa e, quem sabe futuramente, montar uma marmitaria e aumentar a renda familiar”, contou.

Já a auxiliar de serviços gerais, Maria Rita de Jesus Pompeu, 22 anos, decidiu fazer o curso para aproveitar melhor o que tem em casa. “Se surgir uma oportunidade, também pretendo trabalhar na área. A princípio, esta qualificação me ajudará em casa, no preparo de uma alimentação mais saudável no dia-a-dia”, disse.

De acordo com o assessor especial da Setecs, Ricardo Augusto Moreira, este curso integra a política de inclusão social e geração de emprego e renda do Governo do Estado. “Através de capacitações como esta, essas pessoas terão mais oportunidades no mercado de trabalho, aumentando a renda familiar e trazendo qualidade de vida”, ressaltou.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303015/visualizar/