Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 04 de Maio de 2006 às 20:10
Por: Daniele Danchura

    Imprimir


O Arquivo Público de Mato Grosso abriu nesta quinta-feira (04/05) a exposição documental em homenagem aos 141 anos de nascimento do Marechal Candido Mariano da Silva Rondon. Nascido no dia cinco de maio de 1865, no distrito de Mimoso, o Marechal é considerado o pai das comunicações e importante indigenista. Na exposição “Marechal Rondon, o desbravador do sertão, 141 anos”, que deverá ficar aberta ao público durante duas semanas, estarão expostos vários documentos referentes aos trabalhos realizados por Marechal Rondon, como o relatório sobre as linhas telegráficas, índios e meio ambiente, telegramas, e cartas escritas por ele, além de jornais que relatam os feitos do Marechal.

De 1907 a 1915 o Marechal comandou a “Comissão Rondon”, que construiu a linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antônio do Madeira, a primeira a alcançar a região amazônica. Nesta expedição foram estudados e registrados fatos novos nos ramos da Geografia, Biologia (fauna e flora) e Antropologia, na região então desconhecida.

O ACERVO

Um dos mais importantes documentos em exposição é o telegrama de Marechal Rondon no qual ele relata as condições de vida dos índios. Destacando alguns trehos do telegrama, Rondon relata que - “Os índios acham-se, ainda aldeiados em racho de palha, tal como costumam viver nas próprias aldeias; não há trabalho algum feito por eles nas colônias, mas somente grandes parreiras e pomares de exclusivo uso dos padres; não existente plantação nas casas dos aldeiados; os gêneros alimentícios são insuficientes para a manutenção das famílias; nunca são lavadas as roupas de uso dos índios; eles trabalham muito e são mal remunerados; ainda quase todos dormem no chão; as suas comidas ainda são primitivas, não tendo pratos, nem talheres, servindo-se nas próprias panelas em que cozinham. Muitas são as moléstias que grassam entre os índios, principalmente a dos olhos, devido em geral a falta de higiene”.

O Arquivo Público funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e está localizado na avenida Getúlio Vargas, no Centro, próximo a antiga Câmara de Vereadores de Cuiabá.

Este ano deverão acontecer ainda sete exposições: Junho - Igrejas, festas religiosas e folclore cuiabano; Julho: O Brasil nas Copas do Mundo; Agosto: 2ª Guerra Mundial – Heróis da FEB; Setembro: Independência do Brasil e outros aspectos econômicos; Outubro: Professor e Servidor Público; Novembro: Semana do Músico e Dezembro: Retrospectiva de 2006.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/303054/visualizar/