Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 29 de Abril de 2006 às 03:41
Por: Cirlene Lopes

    Imprimir


Antes os municípios agiam de forma isolada, disputando o Pantanal. Agora nós nos reunimos, trocamos idéias e já começam a funcionar os roteiros turísticos”. Com esta avaliação a coordenadora do pólo turístico do Pantanal e secretária de Turismo de Poconé, Nilva Zeitoum, define a importância da divisão do Estado em pólos.

Os quatro pólos, Pantanal, Cerrado, Araguaia e Amazônia estão funcionando desde o ano passado e reúnem os municípios por região. O pólo Pantanal é composto por oito cidades, Barão de Melgaço, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Espiridião, Santo Antônio do Leverger e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Nilva Zeitoum explica que foi instituído um conselho regional para a tomada de decisões. Como coordenadora ela já viajou por todos os municípios para identificar os pontos turísticos já explorados, os que ainda não estão sendo e a possibilidade de exploração.

“ Dessa forma nos apoiamos e ficamos mais fortes para o desenvolvimento do turismo nos pólos e também para reivindicar apoio do empresariado e do poder público”, destacou Nilva.

Dois roteiros turísticos estão em funcionamento, ainda em fase de implantação. Uma rota inclui Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio e Barão de Melgaço. A outra vai de Poconé, Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade.

“Antes recebíamos um turista e ele ficava 15 dias na pousada em Poconé, acabava ficando enfadonho, agora eles têm a oportunidade de conhecer todas as riquezas da região,” completou.

v Festa Internacional do Pantanal

Os estandes dos municípios deste pólo se organizaram de uma forma diferente na 13ª Festa Internacional, sem divisão entre eles. Cada um trouxe o que tem de melhor, as riquezas naturais, os artesanatos, entre outros.

Os empresários do ramo de hotelaria de Poconé estão satisfeitos com a divulgação na Festa do Pantanal. “Os donos de pousadas estão surpresos com os negócios que estão fechando. Um deles recebeu reserva até para o mês de agosto”, informou.

Segundo a secretária, os empresários e a população de um modo em geral nestes municípios estão cansados de festa, querem retorno financeiro. “O nosso compromisso é em levar desenvolvimento econômico para as cidades”, disse.

A avaliação da Festa do Pantanal é extremamente positiva para os expositores do pólo Pantanal. “Superou as expectativas de visitação e negociação”, ressaltou Zeitoun.

No próximo domingo, durante o Quebra Torto para dirigentes municipais, serão entregues os Planos Regionais de Desenvolvimento Sustentável dos pólos Araguaia, Cerrado, Amazônia e Pantanal aos Conselhos Regionais e prefeitos.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304083/visualizar/