Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Abril de 2006 às 18:10

    Imprimir


Brasília - Operação conjunta da Receita e da Polícia Federal desarticulou hoje (28) um esquema de fraudes contra o erário público, que funcionava nas cidades de Florianópolis e São José, em Santa Catarina. O esquema tentava fraudar a Receita Federal com declarações irregulares de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), que geravam imposto a restituir com valores médios de R$ 1,5 mil.

Os fraudadores começaram a agir no ano passado com o envio de declarações indevidas pela internet, utilizando nomes de contribuintes de diferentes regiões fiscais, sem comunicá-los. Isso alertou o Departamento de Pesquisa e Investigação da Receita, que bloqueou as restituições, cancelou as correspondentes declarações e iniciou investigações para identificar os responsáveis.

A ação culminou com a apreensão, hoje, de centenas de cartões de crédito e bancários, além de cédulas de identidade originais, preparadas para colocação de fotos dos estelionatários envolvidos, nas duas cidades. Munidos de mandado judicial, os agentes ocuparam dois endereços que centralizavam a operação dos fraudadores e apreenderam também uma agenda completa com nomes e CPFs utilizados nas declarações falsas.

Sabedores da tentativa de fraudar o fisco com declarações forjadas, no ano passado, a Receita passou a monitorar as entregas deste ano em tempo real, e observou a "coincidência" do mesmo rol de contribuintes indevidamente utilizados. Até a seqüência de envio pela internet coincidia, em muitos momentos, com a ordem de envio das declarações no ano anterior. Em alguns casos, repetiam até mesmo os valores a restituir.

As informações são da assessoria de imprensa da Receita Federal. Segundo a assessoria, as investigações identificaram duas pessoas, mãe e filho, como mentores da operação, que desviou cerca de R$ 750 mil, de acordo com estimativas iniciais.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304130/visualizar/