Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Abril de 2006 às 16:09

    Imprimir


Com objetivo de sensibilizar e chamar a população idosa para o dia D de vacinação contra a gripe que será do dia 29.04, a Secretaria de Estado de Saúde, realizou nesta sexta-feira (28.04) uma pré-mobilização como forma de informar e preparar a população para a vacinação e incentivar a ida até os postos disponibilizados neste dia.

De acordo com a superintendente de Saúde Coletiva, Silvana Kruger, uma equipe de vacinação estará durante todo o dia no Ganha Tempo vacinando os idosos que freqüentam o local, além de disponibilizarem dicas de alimentação saudável e de exercícios físicos. “Durante todo o dia, um nutricionista e dois fisioterapeutas estarão a disposição dos idosos para fornecer orientação para quem busca o serviço”, disse Silvana Kruger.

Segundo a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lourdes França de Campos, no dia 29 serão montados 1.300 postos de vacinação, utilizados 463 veículos e 3.826 pessoas ligadas à área de Saúde para o sucesso da campanha do Governo Federal e melhor conforto dos idosos que procurarão a vacina com tranqüilidade. “As vacinas estarão disponíveis em todos os postos da rede ate o dia 15 de maio. O dia D é o momento em que o Estado coloca todo o seu efetivo para que a campanha dê certo e cumpra a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de cobertura de 70%”, disse ela.

No ano passado o Estado superou a meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde atingindo 93,39%. A campanha também envolve a sociedade civil organizada e parceiros como as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, Associação de Idosos e sociedades médicas. “A vacina contra a gripe é de graça e não faz mal nenhum. A dose diminui o risco de outras doenças respiratórias agudas como a pneumonia. Outro detalhe importante é que a vacina não provoca gripe. Quando isso acontece é porque a pessoa já estava contaminada pelo vírus e não houve tempo suficiente para a ação da vacina. Não podem ser vacinadas as pessoas que já tenham a apresentado reações alérgicas graves à dose anterior da vacina e à proteínas do ovo”, disse Lourdes França.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304154/visualizar/