Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 28 de Abril de 2006 às 13:50
Por: Andréa Martins

    Imprimir


Para comemorar o aniversário de Mato Grosso, os quase 1.600 alunos da Escola Estadual Verena Leite de Brito, localizada no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (562 km a Oeste de Cuiabá), se organizaram e prepararam uma série de festividades. Durante a Semana de Mato Grosso, de 02 a 09 de maio, a comunidade escolar poderá conferir diversas apresentações artísticas e culturais.

Entre as apresentações previstas no cronograma estão: congo, chorado, capoeira mirim, fanfarra, dança afro e comidas típicas. Também serão montados um Quilombo e uma Oca, ambas de palha. “Nestas casas haverá diversos utensílios relacionados ao cotidiano da população negra e indígena, como pilão, oratório, moinho, panela de ferro e de barro, abano, flecha, vara de pescar e baquité, utensílio usado pelos índios para carregar mantimentos”, destacou a diretora da escola, Maria Gorette Rodrigues de Almeida Nantes.

Maria relata que para a realização do evento, os professores e os alunos fizeram, durante um mês, pesquisas de campo e consultas a revistas, livros e internet. “Cada docente trabalhou o conteúdo de sua área. O de Língua Portuguesa, por exemplo, buscou curiosidades sobre o linguajar mato-grossense e o de Biologia e Geografia assuntos relacionados à vegetação do nosso Estado”.

A diretora revela ainda que a cada pesquisa e grupo de estudos os alunos demonstraram ainda mais interesse pela cultura de Mato Grosso. “Conseguimos alcançar o nosso objetivo: resgatar a cultura mato-grossense e desenvolver nos alunos um sentimento de patriotismo. Todos os dias eles cantaram o Hino de Mato Grosso. Já na próxima semana, haverá o canto do hino com a bandeira hasteada”.

Semana de MT

Por meio do decreto 7.467/06, o Governador Blairo Maggi instituiu a Semana de Mato Grosso, que irá de 02 a 09 de maio. Com isso, busca-se integrar as diversas culturas existentes atualmente no Estado, disseminando o orgulho de ser mato-grossense sem fazer distinção de raça, cor, credo, cultura e tradição. Além disso, a população poderá conhecer parte da história e dos símbolos do Estado.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304182/visualizar/