Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 25 de Abril de 2006 às 10:23
Por: Juliana Meneses

    Imprimir


Hoje (25.04) os produtores do Médio Norte de Mato Grosso interditam o principal acesso ao porto de Itacoatira, no Amazonas.

O movimento "Grito do Ipiranga" iniciado pelos produtores rurais na região Norte de Mato Grosso é considerado inevitável pela Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja). Para o presidente da entidade, Rui Ottoni Prado, o movimento foi gerado espontaneamente entre os produtores. "A falta de renda do setor está conduzindo os produtores a situações extremas", alerta Prado. Segundo dados do próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a categoria perdeu cerca de R$ 30 bilhões em renda nos últimos dois anos.

Desde ontem (24.04), a BR-163 está bloqueada próximo a cidade de Sorriso. De acordo com integrantes do movimento, os caminhões que transportam produtos agrícolas estão proibidos de passar até que o governo tome medidas que tornem a produção agrícola economicamente sustentável. A rodovia liga Cuiabá a Santarém, no Pará, e também é a principal via de ligação entre o norte de Mato Grosso e o Sul do país

No Médio Norte do Estado, os produtores iniciam hoje, 25 de abril, "O Grito do Campo". A BR 364, que dá acesso ao porto de Itacoatira, no Amazonas, será interditada nas mesmas condições do movimento iniciado no Norte de Mato Grosso. Para atingir o porto, os grãos são transportados via rodovia até Porto Velho, em Rondônia, onde embarcam até o porto de Itacoatiara.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/304781/visualizar/