Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 24 de Abril de 2006 às 09:49
Por: tania rauber

    Imprimir


Cerca de 300 produtores rurais já estão reunidos na BR-163, no Posto 2000, em Sorriso, para iniciar o protesto ‘Grito do Ipiranga’. O agricultor Nadir Sucolotti, um dos maiores produtores de soja do Estado e integrante da comissão organizadora, informou ao Só notícias que o bloqueio geral seguirá até às 10 horas, como em Sinop e Lucas do Rio Verde, para automóveis, ônibus, motos, caminhões e carretas.

A partir das 10 horas será liberado o tráfego e só serão bloqueados caminhões e carretas carregados com soja. Cargas de milho e arroz com destino para outros Estados também serão impedidos. Sucolotti também informou que a comissão de produtores já estão mantendo contato com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para pedir orientações sobre o bloqueio.

Os produtores devem ser reunir novamente para definir se também vão fazer o protesto em frente as agências bancárias do município, como está ocorrendo em Lucas do Rio Verde, onde, além da BR-163, os produtores colocaram tratores em frente as agências do Banco do Brasil e Bradesco. Em Sinop, o bloqueio começou por volta das 08:15 horas.

As reivindicações dos agricultores são: Reivindicações: 1) Normatização imediata da “MP da Agricultura”. 2) Política Agrícola clara e de longo prazo 3) Mudança na política cambial – diminuição de taxa de juros já. 4) Liberação imediata de recursos para compra de milho (AGF) 5) Credenciamento urgente de novos armazéns na região 6) Criação de bônus de transporte (equalizar o custo de produção e preço pago pelo mercado).

7) Desoneação do óleo diesel ( CIDE,PIS.COFINS, ICMS). 8) Implementar alteração no FAT GIRO RURAL – contemplando maior prazo e o financiamento direto ao produtor de todos os insumos, inclusive óleo diesel, prever o re- financiamento de CPR e CPRF emitidas junto as instituições financeiras. 9) Atualização dos preços mínimos para garantir a renda mínima ao produtor disponibilizando a opção de equivalência produto nas contratações de novos financiamentos.

10) Bio combustível- implementação imediata do bio-diesel B-8 e regular o uso de bio-combustível a nível regional permitindo o utilizar puro ou em mistura por parte do produtor.

11) Implementação do seguro rural que garanta a renda ao produtor 12) Desoneração da carga tributária dos insumos. 13) Manter e fortalecer o plano de asfaltamento da BR-163 ( até o porto de Santarém) 14) Definir sob condições viáveis o plantio da próxima safra





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305000/visualizar/