Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 20 de Abril de 2006 às 17:20

    Imprimir


O município de Nova Marilândia promove de 21 a 23 de abril, a III Festa do Frango. Na ocasião, será realizado um ciclo de palestras que vai abordar temas como sanidade avícola e manejo de frango de corte, com a participação dos representantes do Indea e de outras instituições. Além da parte técnica, será realizado no centro de eventos social, a premiação para as categorias de melhor avicultor, propriedade modelo, melhor assiduidade na produção de frangos e para os melhores lotes fêmea, macho e misto.

O prefeito de Nova Marilandia e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, José Aparecido dos Santos, Cidinho, destacou que o município é o terceiro maior produtor de ave do Estado, e se prepara para exportar frango processado pela União Européia. Segundo ele, o projeto de avicultura de Nova Marilândia é considerado modelo pelo alcance econômico e social atingido em apenas três anos de existência. São muitos empregos diretos e indiretos absorvendo a mão de obra remanescente dos garimpos.

Cidinho ressaltou a necessidade de agregar valor ao produto para atender os mercados mais exigentes que tem preferência também pela carne processada (frango empanado, prato pronto). Na sua opinião, o consumidor não pode perder tanto tempo cozinhando, e por isso está buscando alternativas mais práticas e rápidas.

Os garimpos de Nova Marilândia deixaram grandes áreas degradadas e uma alta taxa de desemprego. A Avicultura foi uma das alternativas para a cidade, que tem a economia baseada na agricultura e na pecuária de corte. Através de uma parceria entre a Prefeitura, Governo do Estado e o Incra, foi implantada no município, a avicultura, que representou uma grande alternativa para geração de renda e socorreu as famílias que viviam dos garimpos. Para fomentar o desenvolvimento da atividade no município, a prefeitura adquiriu áreas onde foi implantado o projeto Casulo São Francisco de Paula e o Projeto Casulo Vila Nova.

Com o movimento provocado pela avicultura na economia local, a taxa de desemprego caiu, aumentando a procura de mão de obra para a construção de aviários, gerando empregos diretos e indiretos. “Todas as áreas ocupadas pelos aviários do Projeto Casulo fazem parte de um projeto ambiental uma vez que as áreas estavam degradadas pela extração garimpeira. As áreas foram reflorestadas com mudas nativas e as margens dos rios estão sendo preservadas” assegurou.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305416/visualizar/