Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 19 de Abril de 2006 às 17:30

    Imprimir


Daqui a pouco, às 16 horas desta quarta-feira (19.04), no auditório 2 do Parque de Exposição Wilmar Peres de Faria, em Rondonópolis, o especialista em algodão, o engenheiro francês Jean-Luc Chanselme profere palestra sobre “Melhoria do Beneficiamento do Algodão”. Na oportunidade, ele divulgará as informações que visam melhorar o processo de beneficiamento em algodoeiras em Mato Grosso. Levantamento da Ampa aponta que muitas algodoeiras do Estado, atualmente em uso, foram desenhadas para o algodão colhido manualmente.

Fundador da empresa Cotimes, que tem know-how ao disponibilizar competências técnicas e comerciais, na cadeia produtiva do algodão no mundo, Jean-Luc Chanselme iniciou sua carreira profissional com a pluma em 1982, como engenheiro de pesquisa do Centro de Cooperação Internacional de Pesquisas Agronômicas para o Desenvolvimento (Cirad), na África Central.

Durante 12 anos, seus trabalhos e funções como pesquisador, posteriormente diretor de pesquisa de algodão em Camarões e, finalmente, diretor do Laboratório Regional de Tecnologia de Algodão do Cirad, no Chade, o levaram a se envolver na cadeia de produção, a tomar contato com os produtores, as sociedades de algodão e as indústrias têxteis.

Em particular, suas atividades combinaram a criação, avaliação e distribuição varietal, a elaboração de planos de plantio, o apoio técnico a industriais do algodão (práticas de descaroçamento e qualidade), a programação e animação científica, as análises da qualidade da fibra e caroço, assim como a formação.

Já em 1994, Chanselme se une ao Laboratório de Tecnologia de Algodão do Cirad na França, exercendo a função de tecnologista. A direção desta estrutura lhe é confiada em 1997.

Em 1998, ele integra a SIC (Sociedade de Engenharia do Algodão), assumindo sua direção comercial, assim como a sociedade Continental Eagle Corporation, Prattville, AL, EUA, fabricante de equipamentos industriais para o algodão, assumido a direção de vendas na África francófona. A experiência industrial aprofundou-se tanto graças ao contato permanente com sociedades de descaroçamento e deslintamento, quanto à implicação em atividades de engenharia.

Em particular, suas atividades somam a concepção técnica de processo de descaroçamento ou deslintamento e de unidades industriais com o diagnóstico técnico de usinas de descaroçamento e deslintamento e com a elaboração técnica e financeira de ofertas de engenharia, equipamentos e peças sobressalentes.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305526/visualizar/