Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 19 de Abril de 2006 às 13:00
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Com a intensificação dos trabalhos operacionais e ampliação do número de policiais que atuam nas ruas, o Comando Regional da Polícia Militar do Sul busca a redução da criminalidade em Rondonópolis. A gestão estratégica adotada pelo Comando Regional foi o tema de uma palestra nesta terça-feira (18), no Parque de Exposições da cidade, onde se realiza a 5ª Agrishow Cerrado.

O comandante da região, coronel Adaildon Costa, falou das estratégias implantadas para dinamizar e ampliar as ações operacionais nos bairros e região central. Com a centralização dos procedimentos administrativos e descentralização dos trabalhos operacionais, a Polícia Militar conseguiu reduzir em 70% o número de policiais que trabalhavam no setor administrativo, passando estes profissionais a atuar nas ruas.

A Região Sul conta com um efetivo de 750 policiais, distribuídos em quatro policiamentos de área – Jaciara, Rondonópolis, Primavera do Leste e Alto Araguaia - e, destes, apenas dez estão na administração.

“Com mais homens, inclusive os comandantes atuando operacionalmente, acompanhando as ações cotidianamente, saindo dos gabinetes e efetivando o trabalho nas ruas”, afirmou o comandante ao referir-se ao Comando de Policiamento Urbano, outra inovação recentemente criada para levar às ruas os comandantes de companhias policiais.

Além de traçar estratégias de aproximação com a sociedade, de pró-atividade e de priorização das ações, o novo comando regional traçou ainda as metas a serem atingidas naqueles locais que apresentam maiores ocorrências criminais. Dentre algumas das metas está a de designar cada dupla de policiamento a adotar uma unidade escolar e visitá-la diariamente, com a intenção de detectar possíveis ocorrências.

“Com a segmentação de metas, de identificação dos problemas e a busca pelas soluções, queremos reduzir o índice de criminalidade, dando um menor tempo-resposta ao cidadão”, reforçou o coronel Adarildo.

“A população vem respondendo satisfatoriamente aos trabalhos da Polícia Militar e com a maioria das ferramentas a nossa disposição, com interesse de cada um de nós, nos resta buscar um arranjo eficaz entre sociedade e polícia”, avaliou o comandante geral da PM, coronel Leovaldo Sales.

O governador Blairo Maggi ressaltou aos policiais presentes à palestra que o Governo está reforçando a área da Segurança Pública com inúmeros investimentos tanto em equipamentos, veículos e efetivo, como em tecnologia. “Estamos buscando atingir as metas estipuladas e queremos ter uma polícia conforme a necessidade do cidadão, com aparato tecnológico e científico”, afirmo o governador, ao falar que depois de implantar modernos sistemas em Cuiabá, que estão levando à área da Segurança mais ferramentas para levar ao cidadão melhor tempo-resposta, será implantado também em Rondonópolis e Várzea Grande o monitoramento eletrônico, com câmeras, e ainda o sistema AVL, de monitoramento de veículos policiais.

“Muitos dos avanços não conseguem chegar aos olhos de todos, pois somente quem necessita é que sabe quando e como é atendido e o que está acontecendo. Mas estamos aos poucos preparando o Governo com serviços de inteligência para que esse trabalho chegue a todos e os procedimentos sejam padronizados e unificados, garantindo melhor atendimento e resultados satisfatórios”, ressaltou. Acompanharam também a palestra a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi, prefeito de Rondonópolis, Adilton Sachetti, primeira-dama do município, Rose Sachetti, comandantes de área da PM, representantes comunitários e de entidades de classe.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305558/visualizar/