Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 18 de Abril de 2006 às 12:42
Por: Andre Xavier

    Imprimir


Mais do que uma grande feira de negócios, a Agrishow Cerrado deste ano, em função da crise do agronegócio, ganha o caráter de um importante fórum de debates sobre a situação atual do setor.

A opinião é do superintendente da Fundação Mato Grosso, Dário Hiromoto. Para ele, ao invés da apreensão ou do comodismo, o governador Blairo Maggi como autoridade política e empresarial lidera o setor no enfrentamento do problema.

“Ele tem credibilidade junto ao empresariado e ao Governo Federal e tem se esforçado na busca de soluções e a recuperação do setor, pois como nós, entende que essa crise é sazonal, é passageira e pode ser debelada. E é com essa visão que o Governo do Estado é parceiro da Agrishow. Prova disso foi o apoio do Governo do Estado para a realização da Agrishow deste ano”, enfatizou.

Segundo Dário, a feira sai de um foco de comércio e negócios para um foco de discussão e negociação.

“O empresariado sabe que há momentos bons e momentos ruins e este é o melhor momento para reunir forças com o setor público no sentido de buscar alternativas para as dificuldades. Não queremos dar calote, mas sim honrar nossos compromissos conseguindo uma solução para o endividamento rural com a prorrogação das dívidas e temos o apoio do governador Blairo Maggi”, enfatizou.

Na opinião do dirigente, o governo sabe o quanto representa a atividade agrícola e o quanto ela gera de tributos e empregos. “Daí a sua preocupação e a sua atitude de mobilizar, empresários e políticos para resolver os problemas”, acentuou.

Dário Hiromoto observou que neste sentido já existem propostas como a de se criar títulos da dívida rural brasileira para o mercado externo com pagamento a longo prazo. “Queremos discutir os juros, a situação do câmbio, a viabilidade da produção diante das restrições do crédito, a aplicação das novas tecnologias diante deste contexto e por isso as palestras são voltadas para toda essa problemática”, frisou.

Palestras - A programação de palestras Agrishow Cerrado 2006 este ano contará com palestrantes de renome nacional que falarão sobre economia agrícola, biotecnologia e gestão agropecuária entre outros temas. O ciclo de palestras, desta quinta edição, reúne dez temas diferentes. Logo após a abertura, às 10h30, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, falará sobre “O futuro do Agronegócio no Brasil”.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305687/visualizar/