Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 17 de Abril de 2006 às 16:35
Por: Paola Carlini

    Imprimir


A programação de palestras da Agrishow Cerrado 2006 este ano contará com palestrantes de renome nacional que falarão sobre economia agrícola, biotecnologia e gestão agropecuária entre outros temas. O ciclo de palestras, desta quinta edição, reúne dez temas diferentes, e acontecem a partir do dia da abertura, dia 18, terça -feira. Logo após a abertura às 10h30, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, falará sobre "O futuro do Agronegócio no Brasil".

Já no segundo dia, (19) quarta feira, às 14 horas, haverá a palestra "Câmbio, juros, custo Brasil... Para onde vamos?", com o doutor em economia aplicada, Alexandre Mendonça de Barros. Ele irá explicar como a política econômica praticada no Brasil afeta a agricultura em Mato Grosso e mostrará algumas soluções para o segmento.

Também na quarta feira, no auditório 2, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) em conjunto com a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), irá coordenar o "Dia do Algodão", com a palestra "Melhoria do Beneficiamento do Algodão", ministrada pelo engenheiro Jean-Luc Chanselme.

Ele divulgará as informações que visam melhorar o processo de beneficiamento em algodoeiras. Um levantamento da Ampa aponta que muitas indústrias de Mato Grosso foram desenhadas para o algodão colhido manualmente.

No mesmo dia às 16 horas, no auditório 1, haverá ainda a palestra "Novas Alternativas para o Endividamento Rural" com um dos diretores regionais do Banco do Brasil.

Na quinta feira (20), o professor João Martines, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirós (ESALQ) da Universidade de São Paulo, irá proferir a palestra "Análise comparativa de valor agregado da agricultura em Mato Grosso (Brasil) X Illinois (EUA)".

Martines é professor do Pecege, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Agronegócio, vinculado ao Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ, unidade da USP, reconhecida mundialmente pela formação de líderes do agronegócio.

No mesmo dia, será realizado o "Dia da Soja". O engenheiro de produção agropecuária argentino, Eduardo Ergueta, irá explicar "Como o produtor argentino superou a crise". O tema será mediado pelo vice-presidente da Aprosoja MT, Glauber Silveira da Silva.

Outra palestra do "Dia da Soja" será às 15 horas, no auditório 1, os produtores argentinos falarão sobre o modelo de gestão agropecuária – Sistema Crea (Consórcio Regional de Experimentação Agrícola)". Os Creas são grupos de oito a doze produtores que reúnem-se para compartilhar informações entre si.

Segundo os argentinos, a iniciativa profissionalizou as empresas agrícolas. O engenheiro de produção agrícola Ricardo Negri comandará a palestra. O debate será mediado pelo produtor rural e ex-governador de Mato Grosso, José Rogério Salles.

E para finalizar, às 16 horas, a direção do Banco do Brasil falará sobre "Proteção de Preços Agrícolas", no auditório 2.

Já no penúltimo dia, (21) sexta-feira, o coordenador geral de Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Frederico Rosa de Abreu, fará a palestra "Biodiesel - do grão ao combustível", ele mostrará as vantagens científicas deste combustível, em ascensão no país.

Para encerrar a feira acontece, no sábado (22), às 10 horas, no auditório 1, a palestra "Soja como benefício na alimentação humana" .

SERVIÇO – A entrada do primeiro dia da feira será gratuita, os portões estarão abertos a partir das 8 horas. Os ingressos na Agrishow Cerrado podem ser adquiridos a R$5,00 nas bilheterias do parque. A realização da feira agrícola, uma das maiores do país, é da Fundação MT, Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira de Agrobusiness (Abag), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) e da Sociedade Rural Brasileira (SRB). E co-realização Publié Publicações e Eventos, Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeitura e Sindicato Rural de Rondonópolis.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/305798/visualizar/