Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Quinta - 13 de Abril de 2006 às 06:46
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


Políticos de Mato Grosso mantinham transações financeiras com as factorings de João Arcanjo Ribeiro, preso no presídio Pascoal Ramos, em Cuiabá. “Se as operações eram para campanhas eleitorais ou caixas financeiros de partidos, ele (Arcanjo) não pode afirmar”, disse Zaid Arbid, advogado do bicheiro, que prestou depoimento ontem ao delegado da Polícia Federal, Tony Jean Barbosa de Castro.

Arcanjo foi ouvido como testemunha de inquéritos que investigam crimes eleitorais, principalmente sobre o financiamento de campanhas do PSDB de 1998 e 2002. “Há um inquérito matriz, que foi desmembrado em 16 processos”, disse Arbid. Tony Jean entrou e saiu do presídio sem falar com a imprensa. No depoimento, Arcanjo confirmou as operações financeiras com políticos, segundo o advogado.

De acordo com Arbid, o depoimento foi prejudicado porque Arcanjo não teve acesso aos documentos pertencentes aos inquéritos. “Os documentos não chegaram até Arcanjo. Acreditamos que até amanhã teremos acesso às informações”, disse.

Arbid informou ainda que a Polícia Federal (PF) já possui elementos e laudos periciais que comprovam a movimentação financeira entre políticos mato-grossenses e as factorings pertencentes ao bicheiro. Em 2004, um laudo pericial feito pela Polícia Federal em um computador apreendido na empresa VIP Factoring mostrou que o PSDB movimentou R$ 240.418,58 no período entre agosto e outubro de 2002.

Arbid, no entanto, disse que para que Arcanjo confirme do que realmente se tratam as movimentações precisa tomar conhecimento das informações que constam nos inquéritos. “Todas as informações giram em torno das declarações de Nilson Teixeira (ex-gerente das factorings), que sempre foi o responsável pelas movimentações financeiras”, disse.

O advogado também garantiu que seu cliente está disposto a contribuir com as investigações e irá falar tudo o que sabe. Porém, Arcanjo “não quer acusar levianamente e nem ser omisso”.

O bicheiro, conforme o advogado, volta a falar sobre as negociações financeiras visando campanhas eleitorais no próximo dia 24, às 10 horas, no Pascoal Ramos. Zaid disse ainda que Arcanjo está disposto a cobrar o que lhe devem. “Ele vai querer receber com juros e correção monetária”, afirmou.

Pela Polícia Federal, Arcanjo também é acusado de crime contra o sistema financeiro e remessa ilegal de divisas ao exterior em pelo menos nove inquéritos.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306463/visualizar/