Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 12 de Abril de 2006 às 23:20

    Imprimir


Um termo de parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Federação dos Produtores Florestais de Portugal (FPFP) as será assinado durante o Encontro Internacional de Negócios da Pecuária que vai acontecer, em Cuiabá, de 9 a 12 de maio. Um grupo de trabalho, compostos por representantes das duas entidades para elaborar as bases da parceria. Os produtores portugueses também irão visitar propriedades com potencial na área de reflorestamento.

O presidente executivo da Federação dos Produtores Florestais de Portugal (FPFP), Ricardo Machado confirmou o interesse conhecer o setor no Estado em reunião, nesta quarta-feira (12.04), com o presidente da Famato, Homero Pereira e a Comissão de Produtoras Rurais da entidade. “Nós temos área e tecnologia de produção e os portugueses têm recursos para investir. Vamos tentar construir esta parceria”, disse a presidente da Comissão de Produtoras Rurais da Famato, Beatriz Bezeruska, articuladora do encontro.

Para Ricardo Machado, esta aproximação com os produtores do Estado poderá se transformar em excelentes projetos a serem desenvolvidos aqui. “A partir do momento em que a nossa parceria estiver formalizada, ótimas oportunidades de negócios deverão surgir entre os produtores portugueses, através da FPFP e os produtores do Brasil, através da Famato. O espaço para trabalharmos em conjunto é muito grande e deverá ser explorado com certeza” garantiu.

Com mais de 75 mil produtores florestais associados, a FPFP tem por finalidade apoiar e fortalecer as organizações dos proprietários florestais portugueses de forma a manter e reforçar a viabilidade econômica, os benefícios sociais e valores culturais e ecológicos da floresta. A entidade atua no fomento dos valores da propriedade privada por meio da gestão florestal sustentável.

O representante da FPFP, Ricardo Machado veio a Mato grosso em visita oficial com o objetivo de identificar oportunidades de investimento para projetos MDL na área florestal e culturas energéticas; estabelecer parcerias estratégicas com a Famato para o desenvolvimento sustentável e promover o intercâmbio de informações.

Durante a reunião na Famato, a Comissão de Produtoras Rurais expôs os dados e as experiências existentes na área de reflorestamento. Hoje, Mato Grosso tem, aproximadamente, 100 mil hectares em processo de reflorestamento, destes, 50 mil hectares são de teca, primeira espécie exótica comercial a ser inserida no Estado, há aproximadamente 30 anos. Os outros 30 mil hectares são de eucalipto.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306473/visualizar/