Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 03 de Abril de 2006 às 14:39
Por: Rosana Persona

    Imprimir


Mais de 1.500 produtores rurais de 50 municípios do Estado de Mato Grosso participaram da Primeira Feira da Agricultura Familiar (Agrifam), realizada nos dias 28 a 31 de março, no Centro Regional de Pesquisa e Difusão de Tecnologia , na cidade de Cáceres.

O evento apresentou novas tecnologias, produtos e serviços voltados para a agricultura familiar. O diretor de Operações da Empaer, Jaime Bom Despacho da Costa, salienta que o produtor conheceu mais de 13 unidades demonstrativas com diversas culturas, como feijão, arroz, girassol, mandioca, Projeto Vida Nova, demonstração de implementos agrícolas e outros.

O Centro de Pesquisa da Empaer possui uma área de 206 hectares e são utilizados 80 hectares no desenvolvimento de novas tecnologias. Para conhecer as unidades demonstrativas, os produtores percorreram uma área de 3 hectares, recebendo orientações de técnicos e pesquisadores, sobre as culturas. Em grupo de 50 pessoas, os produtores visitavam as unidades. O produtor rural Lolico Ferreira da Costa, do município de Pontes e Lacerda, estava entusiasmado com as novas variedades de banana resistentes à Sigatoka Negra e o mini trator.

Produtor há mais de 50 anos, ele ressalta que nunca participou de uma feira com a diversidade de variedades e o nível de informação. “Trabalhamos com as culturas e agora podemos melhorar nosso rendimento, aplicando um pouco de conhecimento técnico em nossa área. Isso é muito importante para garantir uma boa colheita e conseqüentemente bons resultados”, afirmou Lolico.

O mais importante evento destinado ao agricultor familiar também deixou o gerente da Casa da Lavoura, José Roberto Pereira, entusiasmado com os mais de 500 orçamentos preenchidos durante os três dias. A procura maior foi para o mini trator, conjunto de farinheira, roda d’água, arame e outros. “Esse foi o melhor evento para apresentação de nossos equipamentos no Estado de Mato Grosso; estamos confirmando para o próximo ano a nossa participação”, esclarece José Roberto.

Além de conhecer novas tecnologias, o produtor rural recebeu informações sobre crédito rural, utilização de Equipamento de Proteção Individual para aplicação de agrotóxicos, saúde do produtor, direito dos trabalhadores, espaço da mulher rural e outros. A coordenadora Estadual de mulheres trabalhadoras rurais da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri), Tereza Rios fala que em conjunto com a Empaer e o Ministério do Desenvolvimento Agrário estão realizando 9 oficinas com o objetivo de informar e fortalecer a mulher trabalhadora rural sobre as políticas públicas e as conquistas nacionais.

O secretário de Desenvolvimento Rural , Cloves Vettorato, o deputado federal Pedro Henry e prefeitos da região Oeste do Estado estiveram reunidos durante a Agrifam para discutir os consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico e Sócio Ambiental - e aproveitaram para visitar as 13 unidades demonstrativas da Empaer. “O trabalho que os técnicos da Empaer estão desenvolvendo é competente, estimulando alternativas de subsistência para o pequeno produtor e transformando a economia da região em pequenos empreendimentos”, esclarece Vettorato.

O presidente da Empaer, Aréssio Paquer, elogiou o trabalho dos funcionários da Empaer que organizaram um evento técnico com informações acessíveis para o pequeno produtor. Segundo Paquer, além de oferecer tecnologia para os produtores, a empresa vem consolidar a imagem da pesquisa, assistência técnica e extensão rural no Estado de Mato Grosso.





Fonte: Assessoria/Empaer-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308377/visualizar/