Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 30 de Março de 2006 às 15:39
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, apresenta nesta sexta-feira (31.03), a partir das 9 horas, no Centro de Apoio ao Turista, em Aripuanã (1.002 km a Noroeste de Cuiabá), o programa MT Regional. Ele vai ainda propõe a formação de consórcio Vale do Juruena para os refeitos de Aripuanã, Juína, Cotriguaçu, Colniza e Castanheira.

Neste sábado (01.04), o secretário se desloca para Paranaíta (851 km ao Norte de Cuiabá), onde também apresenta o MT Regional, a partir das 8 horas, na Escola Municipal Juscelino Kubitschek. Na ocasião, irá sugerir a formação do consórcio Portal da Amazônia. Devem fazer parte deste consórcio os Municípios de Paranaita, Apiacás, Nova Bandeirante, Nova Monte Verde, Alta Floresta, Carlinda, Novo Mundo, Nova Guarita, Nova Canaã do Norte, Colíder, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã.

Ainda em Paranaíta, Vettorato, que estará acompanhado do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), José Aparecido dos Santos, do secretário-adjunto da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Luiz Henrique Calderan, do coordenador dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento sócio-ambiental, Neurilan Fraga, e o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), Aréssio Paquer, visitará a agroindústrias e propriedades produtivas do Município.

Segundo Neurilan Fraga, os consórcios – três já foram criados: Vale do Rio Cuiabá, Bacia do Alto Paraguai, Região Sul e Médio Araguaia -, estão sendo implantados pelo Governo do Estado em parceria com o a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Essa parceria com os Municípios tem como finalidade promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios de forma sustentável e diminuindo conseqüentemente as desigualdades regionais. Propõe ainda diminuir a taxa de mortalidade infantil e a taxa de analfabetismo e aumentar os números de postos de trabalho e a renda da população. Outro objetivo é incrementar a arrecadação dos municípios, além de melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios.

Conforme Neurilan, os consórcios integram o Projeto MT Regional que está criando mecanismos para executá-los, onde houve iniciativa dos próprios prefeitos. Para tanto, o Governo está organizando os segmentos produtivos (urbano e rural) em associações, condomínios, cooperativas, etc. Estimula o desenvolvimento das ações de fortalecimento das cadeias produtivas e fomentar a instalação de plantas agroindústrias.

Outra meta é estabelecer mecanismos eficazes de comercialização e promover capacitação e treinamento de técnicos, produtores e empresários. “Como ações de apoio à produção das cadeias produtivas definidas em cada grupo de Municípios, o Governo se propõe a oferecer assistência técnica por meio da Empresa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), regularização fundiária executada pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), fomento ao crédito, capacitação, doação de mudas, sementes, tanques de resfriamento de leite, além de infra-estrutura (Estradas, Energia, Centrais de Comercialização)”, informou Neurilan.





Fonte: Assessoria/Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308771/visualizar/