Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 30 de Março de 2006 às 15:28
Por: André Xavier

    Imprimir


Cáceres, MT – Uma parceria firmada entre o Governo de Mato Grosso e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso (Fetagri) garantiu o lançamento, na 1ª Feira da Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso, do "Espaço da Mulher Trabalhadora Rural", um estande para a promoção da integração, discussão dos direitos da mulher trabalhadora do campo e para a comercialização de diversos produtos. Segundo as coordenadoras do Espaço da Mulher; Elaine Pedroso Lemes (Empaer) e Tereza Rios (Fetagri-MT), o estande possui vídeos, cartazes, cartilhas e informações sobre os direitos da mulher, além de comercializar redes, doces, enfeites, roupas, bolsas e outras peças artesanais. os acessórios.

“O projeto prevê a realização de nove oficinas regionais com palestras e informações promovendo a igualdade de gênero no campo e dando visibilidade ao papel da mulher trabalhadora rural”, afirmou Elaine Lemes.

Para Tereza Rios, já houve avanços neste sentido, mas é preciso trabalhar para que a importância do trabalho da mulher seja reconhecida. Elaine Lemes informou que, independentemente do projeto, qualquer mulher trabalhadora pode procurar uma unidade da Empaer e se informar sobre as oficinas.

Um exemplo foi a parceria com o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), que considera o trabalho da mulher e a sua própria produção nos requisitos para o acesso a créditos aos pequenos produtores, como na liberação do Pronaf e outras linhas de crédito, por exemplo. Elaine Lemes destacou que as oficinas ensinarão as mulheres trabalhadoras rurais a produzir artefatos com produtos existentes em suas propriedades, como arranjos de sementes e folhagens secas, doces, licores etc.

O analista de negócios do estande do Sicredi instalado na Agrifam, Francisco Beduschi, observou que a participação da mulher trabalhadora rural é fundamental como agregadora de valor à produção na agricultura familiar. Atualmente o Sicredi conta com cerca 92 mil associados em Mato Grosso e, desses, cerca de 90% são pequenos agricultores. O Sistema possui 110 unidades no Estado de Mato Grosso que movimentam aproximadamente R$ 500 milhões e um quadro de pessoal de cerca de 600 colaboradores (trabalhadores).

“A grande maioria dos atendidos pelo Sicredi em todo o Brasil é formada por pequenos agricultores. Estamos em 25º lugar como instituição financeira em valor de operações, ou seja, trabalhamos com valores pequenos, porém, somos o 3º em número de operações, somos um dos maiores em operações de crédito de pequena monta”, disse o gerente regional da Grande Cáceres, José Cícero F. dos Santos.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308780/visualizar/