Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Março de 2006 às 18:22

    Imprimir


Cáceres, MT – O número de pequenos produtores inscritos na 1ª. Feira da Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso, aberta na manhã desta quarta-feira (29.03), no Centro Regional de Pesquisa e Difusão de Tecnologia da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), em Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), superou as expectativas. A afirmação é do presidente do órgão, Aréssio Paquer.

Segundo ele, a estimativa inicial da Empaer era de uma participação de 1,2 mil pequenos produtores nos três dias do evento que se encerra na próxima sexta-feira (31.03), porém, até ontem 1.516 agricultores familiares estavam inscritos. Só nesta primeira manhã, 535 agricultores divididos em 11 grupos conduzidos por instrutores-guia visitaram as 13 Unidades Didáticas com diversas culturas espalhadas pela área do centro. Ele acredita que vão passar pelo Centro cerca de 1.800 pessoas até sexta-feira.

“A grande procura significa que os pequenos agricultores estão em busca de mais conhecimento sobre novas tecnologias, novas culturas, novas variedades, novas formas de manejo para melhorar ainda mais o seu trabalho e este evento demonstra que estamos dentro da orientação do governador Blairo Maggi, que desde o primeiro dia de seu governo pediu para que a Empaer desse atenção especial à agricultura familiar”, destacou.

Aréssio observou que mais do que o trabalho normal do órgão, a Agrifam objetiva difundir também as cadeias produtivas das culturas expostas. “Estamos difundindo as informações por completo, desde ensinar a cultivar, como melhorar a produtividade, como colher, onde e como comercializar a produção. Aqui eles têm informações com começo, meio e fim”, assinalou.

A 1ª. Agrifam conta com demonstração de unidades de produção de arroz, feijão, milho, mandioca, girassol agroecologia, forrageiras, suínos, galinhas caipiras e peixes. Os visitantes também vão conhecer o Projeto Vida Nova e a dinâmica de novos equipamentos.

Durante a primeira feira do agricultor familiar o produtor receberá orientações sobre as culturas voltadas para subsistência bem como, informações sobre crédito rural, linha de financiamento, confecção de alguns documentos pessoais como RG, CPF e outros.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308953/visualizar/