Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Março de 2006 às 14:47

    Imprimir


Um convênio estabelecido no ano passado entre EMPAER e INCRA no Mato Grosso, vai beneficiar este ano as 358 famílias que residem na comunidade Ponta do Marape, antigo assentamento Trescinco – 170km de Nova Mutum. Trata-se do Projeto de Assistência Técnica de Extensão Social - ATES, que começa a ser desenvolvido na terça-feira da próxima semana, dia 04 de abril, e cujos trabalhos se estendem até 2007.

Com o convênio ficou estabelecido que a EMPAER irá fazer um diagnóstico da situação em que encontra-se o assentamento, além de prestar assessoria técnica e serviços de extensão social, a exemplo da capacitação através de cursos, palestras, oficinas e orientações diversas. Fazem parte do trabalho também o levantamento histórico do local, as reivindicações da comunidade e a identificação de potencialidades para agroindustrialização.

Assim que concluído, o resultado desse diagnóstico será disponibilizado aos órgãos que mantém relação com o assentamento, no sentido de que sejam implementadas políticas que garantam a sustentabilidade das famílias, além de planejar ações que garantam a permanência das mesmas no local. “No dia 04 estaremos apresentado o projeto e explicando a importância do envolvimento de todos”, explicou Mirian Scaravelli, da EMPAER local.

Outra informação diz respeito à liberação de uma complementação de aproximadamente 6 mil reais, através do Pronaf Reestruturação, para cerca de 150 famílias que vem sendo atendidas pela linha de financiamento desde 2002. A EMPAER local, que desenvolveu os projetos, acredita que os primeiros beneficiados devam ter acesso aos recursos dentro de um prazo máximo de 30 dias.

A liberação dos recursos e o trabalho que terá início agora no Pontal do Marape têm acompanhamento e supervisão do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS. O assentamento Trescinco (Pontal do Marape) foi criado em 1997 e desde então vem se estruturando no sentido de promover a sustentabilidade das famílias. Nesse meio tempo muitas já abandonaram o projeto em razão das dificuldades enfrentadas.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308992/visualizar/