Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Março de 2006 às 10:50

    Imprimir


A Cemat em parceria com a prefeitura de Pontes e Lacerda, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, realizam nesta quinta-feira (30), no Centro Social Máximo Assunção, o curso completo de Poda Urbana. Participam do evento profissionais da prefeitura, da Cemat e de empresas terceirizadas pela Concessionária, e de municípios vizinhos.

O objetivo é qualificar os profissionais para que realizem a poda adequada em todas as etapas. Entre elas, a de formação ou educação, que é a fase inicial da produção de mudas de espécies arbóreas em viveiros, até o momento em que a árvore possa desenvolver livremente, assim a poda que é aplicada para direcionar o desenvolvimento da copa; poda de manutenção ou limpeza, que visa evitar problemas futuros com galhos secos que possam cair, e a eliminação de focos de fungos e plantas parasitas, que enfraquecem os galhos; e ainda a de segurança, que visa, principalmente, prevenir acidentes iminentes. O curso é dividido em duas partes, teórica e prática.

“A arborização urbana desempenha importante papel na melhoria da qualidade de vida da população, principalmente no que diz respeito ao conforto ambiental proporcionado pelas árvores”, ressalta a assessora de Meio Ambiente da Cemat, Jane Maria Santos, acrescentando que, as árvores da arborização urbana são apontadas como uma das maiores causadoras da interrupção do fornecimento de energia elétrica nas cidades.

A assessora destaca ainda que todos os anos, principalmente nos períodos chuvosos, ocorrem desligamentos de energia motivados pela interferência de árvores na rede de distribuição. Estas interferências podem ser de galhos que se encostam ou caem sobre a rede, ou mesmo árvores que caem e sobre a rede.

“A Cemat adota medidas preventivas para evitar os desligamentos, principalmente a poda das árvores, para eliminar os galhos que possam oferecer riscos. Além disso, periodicamente realiza cursos de poda por todo o estado”, finaliza.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309041/visualizar/