Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 28 de Março de 2006 às 15:33

    Imprimir


O Sistema Nacional de Emprego - SINE, atua em todo o território nacional, é um Programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. O funcionamento do SINE nos Estados resulta da parceria do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE com os Governos Estaduais, definida e firmada através de Convênios, Convênios esses, que depois são firmados entre os Estados e os Municípios.

Em Guarantã do Norte, o SINE foi instalado há cerca de dois anos. Durante este período facilitou a vida de muitos cidadãos, tanto do próprio município como da região, visto que, no Norte de Mato Grosso depois de Sinop e Alta Floresta, há apenas o Posto de Guarantã do Norte, que atende os municípios vizinhos e o Sul do Pará.

O SINE é um serviço gratuito que visa melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno do trabalhador ao mercado de trabalho. Presta também assessoria às empresas interessadas na contratação de trabalhadores, coleta informações acerca dos requisitos exigidos e disponibiliza as vagas oferecidas. Em seguida, faz uma seleção dos candidatos, de acordo com o perfil desejado, e os encaminha para os empregadores. Busca-se, dessa forma, a redução dos custos e do tempo de espera tanto para o trabalhador, quanto para o empregador.

?Além de intermediar mão-de-obra, ainda encaminha os profissionais cadastrados para cursos de qualificação profissional, expede carteira de trabalho e previdência social (CTPS), atende o trabalhador solicitante do seguro desemprego, incentiva a geração de emprego e renda e disponibiliza informações sobre mercado de trabalho.

O SINE atendeu cerca de 18 mil pessoas, entre vagas captadas, emissão de CTPS, Seguro Desemprego e encaminhamentos para preenchimento de vagas. A coordenadora do SINE, Eliane Fátima Borré, faz uma avaliação positiva dos serviços prestados durante esses dois anos de atendimento. “É gratificante saber que os objetivos propostos pelo SINE foram alcançados, apesar da crise econômica. As empresas de Guarantã são grandes parceiras, disponibilizam suas vagas, e acreditam na seriedade do nosso trabalho,” afirmou a coordenadora.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/309294/visualizar/