Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Domingo - 13 de Janeiro de 2013 às 16:26

    Imprimir


Referência nacional, o artesanato mato-grossense continua em crescimento. No período entre 2005 e 2012, mais de 169 mil produtos artesanais foram comercializados em eventos realizados pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) em parceria com o Programa Artesanato em Mato Grosso (PAB/MT). O avanço da atividade ocorreu no mesmo momento em que os trabalhadores da área começaram a se profissionalizar, investir em qualificação e na internacionalização de seus produtos, impulsionados pelo aquecimento do mercado pelo fato do Brasil ser sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

O Estado tem atualmente entre 13 e 16 mil artesãos e trabalhadores manuais, segundo diagnósticos feitos pela Sicme. Destes, 4.779 artesãos e 287 trabalhadores manuais estão inseridos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), que reúne dados dos trabalhadores do segmento em todo o país. A baixada cuiabana é a região com maior número de artesões, totalizando dois mil. Entre os produtos de Mato Grosso estão doces, licores, peças utilitárias e decorativas de argila, objetos utilitários decorativos de fibras vegetais, viola de cocho, objetos utilitários e decorativos de madeira, colares, brincos, pulseiras de sementes e de pedras, entre outros.

O momento é de aumento na procura de empresários de outros países por produtos exclusivos e personalizados, com agregação da cultura local. Um exemplo foi a visita dos compradores da rede de lojas “El Corte Inglês”, da Espanha e Portugal, organizada pela Apex-Brasil em maio deste ano, com o objetivo de comprar peças artesanais nacionais para realizar eventos temáticos sobre o Brasil em suas unidades. Os artesões mato-grossenses, além de vender suas artes para todo o Brasil, também têm comercializado para a Itália, Alemanha, Espanha, Canadá, Argentina, entre outros países.

Nos últimos sete anos, várias ações foram realizadas pela Sicme para fomentar o artesanato em parceria com o Governo Federal/MDIC/PAB, secretarias do Estado, prefeituras municipais, Sebrae, entre outros, como a participação em 259 eventos e feiras dentro e fora do Estado. A parceria também abrangeu a demanda por capacitação e conhecimento.

Entre 2005 e 2007, 21 cursos foram realizados dentro e fora do Estado, além de 208 visitas e missões técnicas, palestras, seminários e workshops. Outro ponto fundamental para o fomento da atividade foi o Acordo de Cooperação entre a Sicme e a Sefaz/Exatorias que isenta os artesões/produtores manuais que possuem a Carteira de Artesão do Estado ou a Federal de do Imposto de Circulação de Mercadoria (ICMS) com Notas Fiscais emitidas pela Sefaz/Exatorias.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/31399/visualizar/