Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 13 de Janeiro de 2013 às 09:00

    Imprimir


Brasileiros iniciam 2013 menos endividados, aponta pesquisa da Fecomércio-RJ  Sxc/Divulgação
A taxa de inadimplência alcançou 12% em dezembro de 2012, com queda de 10 pontos percentuais em relação a 2010, quando atingiu 22% (Foto: Sxc / Divulgação)

 

Os brasileiros estão menos endividados neste início de ano. Os dados constam da pesquisa nacional Perfil Econômico do Consumidor (PEC) feita pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e o Instituto Ipsos com mil entrevistados em 70 cidades, incluindo nove regiões metropolitanas. A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (11), no Rio de Janeiro.

 

— O cenário mais crítico para a inadimplência já está superado - disse o economista da Fecomércio-RJ, Paulo Padilha.

Ele esclareceu que apesar da desaceleração da economia observada no ano passado, com crescimento mais moderado do que o previsto no final de 2011, os fundamentos da economia se mantiveram sólidos.

— A gente continua com a taxa de desemprego em patamares historicamente baixos, a renda continua se comportando bem — ressaltou.

 

Se no primeiro semestre do ano passado, a inadimplência subiu, a partir do segundo semestre, os consumidores aproveitaram o cenário favorável para trocar dívidas. Houve retomada do movimento de aceleração da massa salarial e melhoria das condições de crédito, proporcionada pela ação do governo de "forçar" a redução da taxa básica de juros Selic.

 

— A pesquisa mostra que do segundo para o terceiro trimestre houve aumento do endividamento, considerando-se aí financiamentos em aberto, não atrasos necessariamente, mas pessoas pagando algum financiamento — disse o economista. Ao mesmo tempo, a inadimplência diminuiu.

— Foi um movimento até paradoxal. Você teve aumento do endividamento com queda da inadimplência. As pessoas pegaram crédito para pagar dívida — afirmou.

 

Com a entrada dos benefícios associados ao décimo terceiro salário, as férias, a restituição do Imposto de Renda, esse endividamento caiu. Isso fez com que a pesquisa registrasse em dezembro o patamar mais baixo para a inadimplência.

De acordo com a sondagem, 40% dos brasileiros pagavam algum tipo de parcelamento em dezembro, mostrando redução em comparação aos anos anteriores. A taxa de inadimplência alcançou 12% em dezembro de 2012, com queda de 10 pontos percentuais em relação a 2010, quando atingiu 22%. O índice revelado pela pesquisa é o menor para o mês de dezembro da série histórica iniciada há quatro anos, informou o economista.

 

Para o primeiro semestre de 2013, a única preocupação é a inflação, acrescentou Padilha. Os economistas da Fecomércio-RJ projetam variação para a inflação, em 2013, entre 5,6% e 5,7%, contra os 5,84% apurados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano passado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/31427/visualizar/