Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 06 de Março de 2006 às 19:15

    Imprimir


O Arquivo Público de Mato Grosso dá início nesta terça-feira (07) a uma exposição com fotos e documentos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A exposição acontecerá durante toda a semana.

A historiadora membro da Coordenadoria de Organização de Acervo do Arquivo, Elair Brito, explica que a exposição contará com fotos de mulheres que marcaram a história de Mato Grosso, dissertações, reportagens, livros escritos por mulheres mato-grossenses, entre outros. “Desta vez não queremos retratar apenas a questão da violência contra a mulher, mas também mostrar o outro lado, que é o do crescimento feminino. É lógico que não podemos deixar de lado a violência, pois infelizmente já faz parte do cotidiano, mas temos que mostrar as mulheres que se destacaram no nosso estado por outros meios”, salientou.

Segundo Elair, há uma série de mulheres que marcaram a história do estado, mas que infelizmente não há possibilidade de expor todas. “Vamos mostrar um pouco de tudo”, concluiu.

Uma mulher que marcou a história de Mato Grosso foi Zulmira Canavarros que, juntamente com Dunga Rodrigues, começou a desenvolver o Rasqueado no piano solo. Zulmira ainda foi a fundadora do primeiro clube feminino (1928), depois o Mixto Esporte Clube e a rádio A Voz do Oeste. Além destas duas mulheres temos ainda Lígia Borges Muller Figueiredo, primeiro prefeita eleita no Brasil em 1946, no município de Rosário Oeste e Ana Maria do Couto May, primeira presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, no ano de 1965.

Destaque em Mato Grosso e em âmbito nacional, dona Ana Martinha da Silva, foi considerada a mulher mais velha do Brasil, em 22 de dezembro de 2003, quando tinha 123 anos de registro e 127 anos de vida. Ela teve sua história registrada no Livro dos Recordes Brasileiros, o RankBrasil. Dona Martinha, como era conhecida, morreu no dia 27 de julho de 2004, de insuficiência múltipla dos órgãos e sistemas.

Confira abaixo a programação de exposições que irão ocorrer no Arquivo Público este ano.

Março: Dia Internacional da Mulher. Abril: Aniversário de Cuiabá e Projeto Filmográfico “Semana Santa”.

Maio: Cândido Mariano Rondon – Desbravador mato-grossense. Junho: Igrejas, festas religiosas e folclore cuiabano.

Julho: O Brasil nas Copas do Mundo. Agosto: 2ª Guerra Mundial – Heróis da FEB

Setembro: Independência do Brasil e outros aspectos econômicos. Outubro: Professor e Servidor Público

Novembro: Semana do Músico Dezembro: Retrospectiva de 2006.

* O Arquivo Público funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e está localizado na avenida Getúlio Vargas, no Centro, próximo à antiga Câmara de Vereadores de Cuiabá.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/314698/visualizar/