Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 04 de Março de 2006 às 11:11
Por: Bianca Arruda

    Imprimir


Reflorestar áreas devastadas, contribuir com bem estar da população e ainda gerar uma nova fonte de renda para os mais necessitados. Com esse objetivo, Valdir Petry, conhecido empresário de Sorriso na área esportiva, resolveu investir em produção de mudas de árvores exóticas, ornamentais e frutíferas e destina parte do que produz para o reflorestamento do município. Petry conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente para sua ação solidária à preservação e que já beneficiou famílias do Projeto Casulo com o plantio de mudas de “Nim Indiano”.

A “Nim indiano” é conhecida no meio científico como a árvore da vida, devido as inúmeras possibilidades no seu uso. É madeira de lei semelhante ao mogno e cresce rápido como o eucalipto. As folhas e frutos controlam eficazmente mais de 400 tipos de insetos. É uma planta rústica que se adapta bem em terrenos acidentados e secos. A árvore pode atingir até 25 metros e sua madeira resistente a traças e cupins é ótima para a fabricação de móveis e construção civil.

Sua cotação no mercado internacional é de 200 dólares o metro cúbico. O óleo contido nas sementes, é ótima matéria- prima para o fabrico de sabonetes, cosméticos diversos, pasta dental, todos com funções terapêuticas. Além das propriedades de carrapaticida, vermífugo, controle das moscas dos chifres, controle de sarnas em diversos animais as cascas dos frutos e dos troncos constitui um excelente fertilizante orgânico.

Desta vez, a Secretaria e o empresário irão reflorestar, neste fim de semana, a área ao redor do Posto da Polícia Rodoviária Federal com mais de 300 mudas das mais variadas espécies. “Além do Nim, estaremos plantando mudas de árvores ornamentais como a “melaleuca” nas cores branca e vermelha, a “lantophera”, planta típica da Amazônia, além das frutíferas como a “abiu”, o “araçá-boi”, o “cajá” e o “bacuripari”, planta típica desta região”, explica Petry. Segundo ele, a intenção é aproveitar o espaço existente no local para fazer o reflorestamento garantindo assim a preservação do meio ambiente e ainda proporcionar conforto e sombra ás pessoas que por ali circulam.

Petry ressalta que a iniciativa de doar parte da sua produção surgiu ao conseguir o apoio da prefeitura de Sorriso para investir no município. “Fui buscar apoio junto á prefeitura para montar o negócio e após uma conversa com o Rossato resolvi investir nessa área. Após o sucesso no investimento, esta foi a forma que encontrei de retribuir este apoio, beneficiando todo o município” concluiu.





Fonte: Agronotícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315011/visualizar/