Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 04 de Março de 2006 às 10:16

    Imprimir


Reitora do Centro Universitário Cândido Rondon, a professora Luzia Guimarães está entre as 33 mulheres que serão homenageadas na exposição “Mulheres Mato-grossenses, e que Mulheres”, a partir do dia nove de março na Assembléia Legislativa. A exposição, organizada pelo Instituto Memória do Poder Legislativo, mostrará um resumo sobre a história destas mulheres, consideradas pioneiras no Estado.

A secretária do Instituto, Isis Catarina, afirma que a idéia não é trazer um trabalho pronto para a sociedade, mas sim despertar em alunos e pesquisadores o interesse da pesquisa sobre a vida dessas mulheres, que conquistaram, como pioneiras, um espaço para si e para as outras que vieram depois.

“São nomes dignos de estudos e teses de monografia, mestrado, como já o foram: May do Couto e Antonieta Reis Coelho. Temos a consciência de que, com certeza há muitos mais nomes a serem acrescentados a este catálogo, como também mais informações sobre cada uma delas. Cremos ser esta tarefa da órbita dos historiadores, escritores e pesquisadores. O nosso é despertar seus olhares para o universo das mulheres mato-grossenses, que por terem ido muito além de seu tempo quebraram tabus, preconceitos e venceram, conquistando o patamar do reconhecimento de seus méritos”, acrescenta Isis.

A Reitora do Unirondon figura entre estas mulheres por ter sido a primeira mulher, e única, a ser Reitora da Universidade Federal de Mato Grosso e do Centro Universitário Cândido Rondon. Também foi a primeira mulher presidente do Conselho Regional de Contabilidade.

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Contabilidade pela mesma Universidade paulista, na área Contabilista, a professora Luzia Guimarães prestou e presta ainda relevantes serviços para o Estado. Pela sua vasta experiência na área, foi eleita Conselheira Regional de Contabilidade. Entre os anos de 1984 e 1985 foi eleita Presidente do Conselho Regional de Contabilidade (quando implantou o Conselho de Mato Grosso do Sul, entre outras diversas ações) e Conselheira do Conselho Federal de Contabilidade.

Coordenou o Congresso Brasileiro de Contabilidade realizado em Cuiabá em setembro de 1988. Ocupou, em 1988, o cargo de Membro Vogal da Junta Comercial de Mato Grosso.

Sua carreira foi igualmente brilhante enquanto administradora e professora. Foi escolhida Sub-Reitora de Planejamento da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenou o Centro de Ciências Sociais (CCS) da mesma Universidade durante os anos de 1987-1988.

Pelo seu desempenho junto à Universidade Federal de Mato Grosso, foi eleita, por voto direto da comunidade, tendo seu nome sido homologado pelo Ministro da Educação, Reitora da UFMT, com mandato de quatro anos (1992/1996).

Luzia Guimarães ocupou o cargo de Membro Fiscal da Fundação de Pesquisa Cândido Rondon, no ano de 1983. Atualmente ocupa o cargo máximo na direção do UNIRONDON, como Reitora da Instituição.

Seu nome é destaque ao lado de personalidades como a líder quilombola Tereza Benguela, mais conhecida como Rainha Tereza do Quariterê, que nasceu na África e foi trazida como escrava para Mato Grosso, no século XVIII. O quilombo de Quariterê foi destaque por sua organização e auto-suficiência e por ter sido comandado durante 27 anos por uma mulher. A organização do quilombo fez com ele sobrevivesse, por mais de três décadas, às investidas dos bandeirantes.

Na exposição também poderá ser conferido um breve relato sobre a guerrilheira Jane Vanine, a líder religiosa Doninha do Tanque Novo, a heroína da guerra do Paraguai Baronesa do Forte de Coimbra, Ludovina Alves de Albuquerque Potocarrero, a primeira poetiza de Mato Grosso, Arlinda Pessoa Morbeck, a primeira presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Ana Maria do Couto; a primeira mulher eleita prefeita no Brasil, Lígia Borges Figueiredo, que administrou o município de Rosário Oeste; a primeira deputada estadual do Estado, Olívia Enciso.

Entre as homenageadas ainda está a primeira magistrada mulher de Mato Grosso e primeira desembargadora, Shelma Lombardi; a primeira mulher presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso, a desembargadora Maria Helena Povoas; a fundadora da televisão em Mato Grosso, Maria Antonieta Reis Coelho, entre outras.

A exposição ficará na Assembléia Legislativa até o dia 16 de março e depois deve ser levada para outros órgãos e para o Arquivo Público.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315030/visualizar/