Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 03 de Março de 2006 às 08:32
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) já colocou em operação o projeto de Vigilância Eletrônica Monitorada (VEM), com a instalação e funcionamento de seis câmeras no centro de Cuiabá. O equipamento está em fase de testes e foi instalado em locais estratégicos, onde há grande movimentação de pedestres e veículos.

A central de operações do sistema funciona no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), na Sejusp, e nesta quinta-feira (02) o governador Blairo Maggi, acompanhado do secretário Célio Wilson, visitou o local para verificar o funcionamento dos equipamentos.

A implantação do VEM é um investimento da Secretaria Nacional de Segurança Pública em conjunto com o governo do Estado. Na aquisição de todos os equipamentos, incluindo as seis câmeras e terminais de acesso, por exemplo, já foram investidos cerca de R$ 500 mil.

De acordo com o gerente do projeto, tenente-coronel PM Clarindo de Castro, a expectativa, a exemplo do que já ocorre em outras capitais e grandes cidades onde o sistema já foi implantado, é de que haja redução em até 60% das ocorrências criminais de pequeno potencial ofensivo.

“Em diversas cidades em todo o mundo a redução foi bastante significativa e esperamos alcançar o mesmo percentual aqui em Cuiabá, construindo uma malha de proteção no centro da Capital”, avaliou Castro.

O gerente do VEM explica ainda que a instalação das câmeras é em locais estratégicos, conforme orientação dos batalhões e companhias da Polícia Militar que apontaram os pontos de maior incidência de crimes. Com o funcionamento do VEM, a expectativa é agilizar o trabalho operacional da polícia no tempo resposta a uma ocorrência, identificar suspeitos com mais agilidade e auxiliar as equipes durante o trabalho.

VEM As imagens remotas são capturadas e apresentadas em tempo real, ficando depois armazenadas no banco de dados do Ciosp. Em municípios brasileiros que já adotaram o sistema, como Sobral, no Ceará, Novo Hamburgo (RS), Blumenau (SC), a redução de ocorrências foi de até 66%.

No índices gerais de criminalidade, a redução é de até 30%, conforme dados colhidos pelo gerente do projeto.

O secretário de Segurança já autorizou a compra inicial de mais quatro câmeras. As câmeras têm alta capacidade de zoom e mobilidade e conseguem visualizar a placa de um carro distante até 600 metros, giram 360° na horizontal e 180° na vertical.

Os pontos onde já estão instaladas são: Praça da República, próximo aos Correios; no cruzamento das avenidas tenente-coronel Duarte (Prainha) e Getúlio Vargas; cruzamento da avenida Generoso Ponce com a rua 13 de junho; cruzamento da rua Antônio Maria com a travessa João Dias; cruzamento do calçadão da rua Ricardo Franco com a Candido Mariano; cruzamento da rua Barão de Melgaço com a avenida Getúlio Vargas.

CIOSP Funcionando há dois anos, o Ciosp foi implantado para centralizar, integrar e otimizar os atendimentos das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação (Politec) por meio dos telefones de emergência (190 – Polícia Militar; 193 – Corpo de Bombeiros; 197 – Polícia Civil e 194 – Trânsito).

"Buscamos agregar novas ferramentas à segurança pública. A central não é apenas um órgão receptor de chamadas telefônicas e despacho de viaturas, ele pode ser considerado como o futuro cérebro da segurança pública, fornecendo dados estatísticos confiáveis", refoorça o secretário, Célio Wilson.

Em relação à tecnologia empregada, o Ciosp usa o sistema CIOPM – versão 03, um dos mais modernos do país. O sistema é um programa de computador responsável pelo gerenciamento das ligações, despacho de veículos e contabilização das ocorrências.

Com entrada em funcionamento do VEM, o Ciosp entra em mais uma etapa de investimentos tecnológicos feitos pelo Governo. O VEM possibilitará, além da vigilância nas ruas centrais da Capital, o sistema de monitoramento dos veículos policiais, que fará o controle de localização das equipes em operação.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315391/visualizar/