Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 02 de Março de 2006 às 16:50
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Em três anos da atual administração, o Governo ampliou em mais de 50% o número de postos da Polícia Comunitária na Grande Cuiabá e em mais quatro municípios-pólo do Estado. Com a inauguração de mais uma companhia, no bairro Jardim Vitória, Cuiabá passa a contar com doze postos de Polícia Comunitária, de um total de 20 já instalados no Estado.

O prédio da companhia, que já está em funcionamento, foi inaugurado pelo governador Blairo Maggi, a vice-governadora Iraci França e o secretário de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira.

Com um efetivo de 40 policiais, três veículos, duas motos e quatro bicicletas, a companhia instalada no Jardim Vitória vai atender mais 17 bairros da região, com uma população de aproximadamente 40 mil pessoas.

Para o presidente do Conselho Comunitário de Segurança do bairro, Emídio de Souza, a instalação da companhia, além de representar mais uma conquista dos moradores da região, vem trazer tranqüilidade. “Mesmo com a falta de infra-estrutura e precariedade das ruas, como a falta de iluminação pública, por exemplo, a polícia vem agindo na região e a comunidade já sente que a violência vem diminuindo”, observou, agradecendo a indicação do deputado Mauro Savi, que por meio de emenda parlamentar destinou recursos para a construção do prédio.

Durante a inauguração, Maggi lembrou que os investimentos que vêm sendo realizados pelo Governo do Estado na Segurança Pública, que é a terceira secretaria em volume de investimentos do atual governo, só ficando atrás da Saúde e da Educação, ambas contempladas com verbas constitucionais. Tal volume de recursos possibilitou a renovação da frota das polícias e melhores equipamentos de trabalho, como também estrutura física.

O governador enfatizou ainda que a Companhia na região reforça mais um passo no processo de integração entre a Polícia e a comunidade. “Esse é um caminho de mão dupla que só trará resultados com a integração e participação da comunidade prestando as informações necessárias para que a polícia possa desempenhar com qualidade a sua função. A polícia comunitária é hoje a forma mais eficiente de atacar os problemas em bairros e regiões, principalmente, quando se estabelece de ambos os lados a confiança e integração”, afirmou Maggi.

“A maior reivindicação da população é com certeza a segurança pública e o governo tem priorizado essa área, do contrário não teríamos como concretizar os avanços que estamos verificando nos últimos anos”, salientou o secretário Célio Wilson, lembrando ainda que o Estado encontra limites na lei e na arrecadação, fazendo com que nem sempre seja possível atender a todas as demandas da população. Mas os esforços têm sido enormes no sentido de fazer com que os recursos sejam racionalmente aproveitados - inclusive na aquisição de bens, equipamentos e viaturas.

Resultados

O coordenador de Polícia Comunitária da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, major PM Wilson Batista, salientou que resultados satisfatórios estão sendo já alcançados, com a redução de ocorrências de pequeno porte. “Com um local condizente para receber a população e estrutura, o trabalho rende mais resultados. Agora esperamos também que a infra-estrutura na região seja melhorada, com a oferta de locais de lazer aos moradores”, afirmou Batista.

Além do Jardim Vitória, a Companhia atenderá os bairros Jardim Florianópolis, Jardim União, Jardim Itapuã, Paiaguás I e II, Três Poderes, Águas Nascentes, Novo Paraíso I e II, Barreiro Branco, Novo Milênio, Jardim Paraíso, Condomínio Jardim Vitória A e B, Altos da Chapada, Vila Formosa e Rio dos Peixes.

A obra é uma antiga reivindicação dos moradores da região, que desde 2002 lutavam pela construção da companhia. Na obra foram investidos R$ 153,4 mil utilizados na construção física da companhia e também na compra de mobiliários.

“Com essa estrutura, o Conselho de Segurança também ampliará seus trabalhos na região, com atuação mais próxima da polícia, que terá conhecimento e poderá mapear o trabalho melhor”, ressaltou o major Batista, falando do Conseg do Jardim Vitória, criado em 2000 e que possui trabalho que ele destaca como fundamental no conceito de atuação policial preventiva.

O Conselho Comunitário da Região do Jardim Vitória, que iniciou seus trabalhos com 12 membros hoje conta com 78 representantes e lideranças de vários bairros da região e é considerado um dos mais atuantes.

Participaram também da inauguração os secretários de Estado Luiz Antônio Pagot, Casa Civil; coronel Orestes Oliveira, Casa Militar; Vilceu Marcheti, Infra-estrutura; Augustinho Moro, Saúde; comandante-geral da PM, coronel Leovaldo Sales, secretários-adjuntos Antônio Kato (Casa Civil), coronel Denézio Pio da Silva (Segurança Pública), Afonso Dalberto (Infra-estrutura), Carlos Capistrano (Saúde), deputados estaduais Mauro Savi, Sérgio Ricardo e Eliene Lima, representantes de bairros.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315501/visualizar/